terça-feira, 18 de Agosto de 2015 10:01h Atualizado em 18 de Agosto de 2015 às 10:02h. Mariana Gonçalves

Equipamentos da ‘Academia ao Ar Livre’ do Serra Verde são reinstalados

Há poucos dias, o bairro Serra Verde passou a fazer parte da lista de bairros contemplados em Divinópolis com o projeto do governo federal, ‘Academia ao Ar Livre’

Os equipamentos de ginástica foram instalados na praça do bairro Nossa Senhora de Lourdes, localizada entre as Ruas Fernanda de Castro e João de Barro. A previsão é que a inauguração oficial da academia ocorra no próximo dia 22. No entanto, o que chamou a atenção da nossa equipe de reportagem é que os equipamentos que já estavam na Praça foram retirados há quase duas semanas, voltando a ser reinstalados somente no dia de ontem. De acordo com o presidente da associação dos moradores dos bairros Afonso Pena e Santa Clara, Josafá Anderson de Oliveira, os equipamentos não foram muito bem instalados, por essa razão, já haviam sido identificados alguns aparelhos com a base se desprendendo do chão.
“Então a Prefeitura chamou novamente a equipe e agora os aparelhos estão sendo 'chumbados' no chão. Está havendo muita conversa paralela, mas a verdade é que os equipamentos foram mal instalados pela empresa que ganhou a licitação”, acrescenta Josafá.

 

USO CONSCIENTE

A proposta da ‘Academia ao Ar Livre’ é que ela seja um espaço de livre acesso da população, voltada principalmente para a utilização de pessoas com idade acima de doze anos, preferencialmente pertencentes à faixa etária de idosos – acima de 60 anos. Estes espaços visam promover a prática de atividade física, dessa maneira sendo forte auxílio no combate ao sedentarismo, contribuindo também para a minimização do risco de doenças, como hipertensão e para a redução no número de internações e de medicamentos.
Os equipamentos podem ser bastante atrativos aos olhares das crianças, mas como já mencionado acima, a ‘Academia ao Ar Livre’ não é um espaço destinado a brincadeiras de crianças. “Já tenho em mãos um ofício assinado pelos quatro presidentes de bairro aqui da região, estamos fazendo uma mobilização com uma ação entre amigos, em que iremos sortear um aparelho celular com o objetivo de angariar fundos para colocar aqui na Praça do Serra Verde quatro brinquedos para as crianças. Porque aí tira essa atenção deles dos equipamentos, e eles têm com o que se divertir. Os brinquedos ficam na faixa de R$2 mil”, completa Josafá.

 

RECENTE

No inicio desse mês, a Prefeitura de Divinópolis inaugurou a ‘Academia ao Ar Livre’ do bairro Icaraí, através de emenda parlamentar do deputado estadual, Fabiano Tolentino. Os aparelhos foram instalados na Praça Silva Melo.
A primeira foi instalada em 2009, no primeiro ano de gestão do prefeito Vladimir Azevedo. Além de incentivar a prática de atividade física em espaços públicos e combater o sedentarismo, as academias ao ar livre estimulam a interação social e a ressignificação dos espaços públicos, como ponto de encontro, promoção da saúde e bem-estar. Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância das academias para a população. “Esse projeto criou um novo conceito de qualidade de vida em Divinópolis, promovendo a prevenção na área da saúde e um novo aproveitamento das praças pelas famílias. Ainda nesse ano, iremos entregar mais academias, para que a população seja cada vez mais atingida”, destacou o prefeito.
Divinópolis possui unidades de ginástica ao ar livre no Parque Ecológico Doutor Sebastião Gomes Guimarães (Parque da Ilha), nos bairros Danilo Passos, Interlagos, Bom Pastor, Porto Velho, Nossa Senhora das Graças, Bela Vista, na comunidade rural de Buritis, em Santo Antônio dos Campos (Ermida) e ao lado da Escola de Música.

 

Credito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.