terça-feira, 6 de Agosto de 2013 06:45h Atualizado em 6 de Agosto de 2013 às 07:01h. Mariana Gonçalves

Equipe de saúde realiza ações de conscientização no restaurante popular

A secretaria municipal de Saúde, (Semusa) em parceria com a equipe do restaurante popular realizou uma serie de ações em comemoração ao Dia Nacional da Saúde. Na ocasião quatro profissionais da Semusa e um nutricionista do restaurante prestaram orientaçõe

A secretaria municipal de Saúde, (Semusa) em parceria com a equipe do restaurante popular realizou uma serie de ações em comemoração ao Dia Nacional da Saúde.
Na ocasião quatro profissionais da Semusa e um nutricionista do restaurante prestaram orientações à população quanto à adoção de uma alimentação saudável. O objetivo além de promover a conscientização das pessoas sobre melhores hábitos alimentares é prestar informações quanto à realização dos testes rápidos das hepatites.
Conforme a coordenadora do programa municipal de DST/HIV/Aids, Francisca Vanízia, os testes de HIV, Sífilis e hepatites virais podem ser realizados na Policlínica de segunda a sexta-feira no período de 7h às 17h.
Os profissionais da saúde além de aferir a pressão fizeram também a distribuição de preservativos e panfletos orientando a população sobre as doenças.  
Para o gerente de segurança alimentar do restaurante, Raimundo Nonato, a realização de ações como essa, é de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O ser humano está preocupado com tantas coisas que muitas das vezes se descuida da saúde. Então quando você traz esse serviço para perto das pessoas isso faz com que ela se atente mais para a sua saúde. Realizamos a aferição da pressão arterial e com isso a orientação da procura de um médico caso necessário” diz.
Sobre as práticas alimentares Nonato, diz que o restaurante popular tem ajudado várias pessoas a ter uma alimentação balanceada. “A população tem aqui no restaurante a garantia do acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente. Todas as refeições são acompanhadas por nutricionistas com isso temos resultados positivos de pessoas que passaram a ter uma boa alimentação e melhoraram a saúde” completa Raimundo.
A equipe de reportagem esteve no restaurante para saber o que os usuários acharam do evento.  De acordo com a vendedora Aline Vieira, é sempre bom olhar a pressão e tirar dúvidas sobre a saúde.
Quem também adorou o trabalho realizado pela Semusa é o operador de caixa, Eduardo José, “principalmente para as pessoas que como eu trabalham o dia todo essa ação é muito boa porque você pode ver como que está a sua saúde sem precisar ter que faltar de serviço, já que usamos o horário de almoço para isso” afirma.

ATENÇÃO A SAÚDE

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 5 de abril, com o objetivo de as pessoas se conscientizarem sobre a importância da mesma. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

HOMENS SE PREOCUPAM MENOS COM A SAÚDE

Conforme pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quatro em cada dez homens brasileiros nunca foram a uma consulta com um urologista nem fazem exames preventivos regularmente. A pesquisa coletou dados em seis capitais brasileiras e apontou que 44% dos 5 mil entrevistados não tem o hábito de ir ao médico. O estudo mostra ainda que apenas 23% dos homens ouvidos fazem o exame para detectar o câncer de próstata. Outro ponto em destaque da pesquisa é o fato dos homens em maioria dos casos irem ao médico acompanhado por mulheres, o que segundo o estudo seria um incentivo a saúde masculina.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.