quinta-feira, 3 de Dezembro de 2015 09:39h Atualizado em 3 de Dezembro de 2015 às 09:41h. Pollyanna Martins

Erosões no Córrego Olaria colocam em risco galpões de cooperativa e casas no bairro Niterói

Deputados buscam verba emergencial para a canalização

Casas e galpões da cooperativa Karinho estão em risco de desabamento por causa de erosões que estão acontecendo no Córrego Olaria, no bairro Niterói, em Divinópolis. Diretores da cooperativa, e os deputados federais, Domingos Sávio (PSDB) e Jaime Martins (PSD), se reuniram nessa terça-feira (1), com o secretário executivo da secretaria de Governo, Luiz Antônio Alves de Azevedo, para solicitar uma verba emergencial de R$ 1 milhão, para a canalização do córrego.
O Córrego foi canalizado da nascente até a Avenida Governador Magalhães Pinto na época em que o deputado Domingos Sávio foi prefeito da cidade, no período de 1997 a 2000. A canalização beneficiou várias famílias do bairro Alto São João de Deus e da Vila Olaria. Quase 15 anos se passaram e nada foi feito no córrego.  Para evitar o desabamento de casas e dos galpões da cooperativa, a canalização do Córrego Olaria deve continuar na Avenida da Magalhães Pinto até o Rio Itapecerica. A obra visa à contenção de cerca de 480 metros do córrego.
A diretoria da cooperativa Karinho foi quem informou aos parlamentares sobre o risco de desabamento, durante uma reunião realizada na última segunda-feira (30). Além da diretoria, e dos deputados, participou também do encontro o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo. Segundo o deputado Domingos Sávio, o prefeito se comprometeu na reunião a apresentar ainda esta semana um projeto com laudo da defesa civil, indicando a situação de emergência. “É de extrema importância que a canalização deste trecho seja finalizada. Hoje, a erosão nas margens do córrego coloca em risco de desabamento parte dos galpões da Cooperativa de leite Karinho, podendo afetar também as casas de várias famílias que moram próximas ao córrego”, destaca.
O secretário executivo, Luiz Antônio, se comprometeu em reunir com técnicos dos Ministérios da Integração e das Cidades para avaliar a possibilidade de disponibilizar recursos extras para a obra. “Juntamente com o Deputado Jaime Martins, vamos buscar recursos em Brasília para esta obra tão necessária”, garantiu Domingos Sávio. Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Divinópolis, mas fomos informados pela assessoria de imprensa que não havia nenhuma informação oficial sobre a participação do prefeito na reunião realizada na Cooperativa.

 

Créditos: Pollyanna Martins

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.