quarta-feira, 2 de Novembro de 2011 15:44h Flaviane Oliveira

Escola Municipal de Música abre inscrições para processo seletivo

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 15 de novembro

As inscrições para ingressar na Escola de Música Maestro Ivan Silva estão abertas a partir de hoje. Podem participar os interessados que tenham mais de 10 anos. Acima da idade mínima limite, não há idade máxima para ingressar na escola.


Paulo Cesar Ribeiro da Silva, chefe de setor da educação musical fala sobre o processo seletivo, “A escola oferece o curso livre e os cursos são gratuitos, a prefeitura é responsável pelo pagamento dos professores e a estrutura da escola e não é cobrada qualquer taxa dos alunos. O processo seletivo ocorre porque a demanda de vaga é pequena pela procura” explica Paulo. No ano passado foram disponibilizadas 180 vagas e aproximadamente 1500 pessoas fizeram a inscrição.


As inscrições podem ser feitas entre os dias 1º e 15 de novembro somente pela internet, “Não existe mais inscrição presencial na escola, então o interessado através da internet faz a inscrição e imprime o comprovante. No dia do teste que é dia 20 de novembro o candidato deve trazer o comprovante impresso e apresentar um documento de preferência com foto” frisou Paulo. Nesse ano são 123 vagas nos cursos que a escola oferece: canto, violão, piano, teclado, instrumentos de sopro e percussão. Hoje a escola tem 350 alunos. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.divinopolis.mg.gov.br e o telefone de contato é o (37) 32227488.

 

 

PROCESSO SELETIVO


Após as inscrições é realizado o teste de percepção musical. Para ser aluno da escola não é preciso ter experiência em tocar qualquer instrumento, pois o objetivo da escola é investir nos alunos que buscam iniciar a vida musical. Durante o testes são analisados alguns quesitos fundamentais, “Coisa simples, por exemplo: vários estilos de música diferente são tocados. A pessoa tem que reconhecer que estilo está sendo tocado. É um forró, é um rock, é música erudita. Vai ter um formulário com as alternativas onde ela tem que marcar o que ela está ouvindo” explica Paulo. Em outra questão abordada na prova são tocados sons e o candidato recebe um gráfico onde deve marcar a opção que melhor se enquadra ao som tocado.

 

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL


A escola oferece ainda a musicalização infantil. Esse é um curso voltado para crianças e nesse ano os pequenos que nasceram entre 1º de fevereiro de 2005 até 1º de julho de 2006 podem se inscrever.

 

 

A ESCOLA


A Escola de Música Maestro Ivan Silva tem o objetivo de formar músicos, mas não com cunho profissionalizante, “A pessoa que quer estudar música de uma maneira livre, sem obrigação acadêmica, a escola tem esse formato. O principal objetivo é que essa pessoa frequente o curso, que dura quatro anos” explica o chefe de setor da educação musical. Ao final de cada semestre são realizadas as audições onde os professores selecionam os alunos, que de uma forma avaliativa, se apresentam internamente ou nos grupos já formados. No final desse ano esses grupos irão participar de alguns recitais que contam com a presença de público para prestigiar os eventos da escola.
 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.