quinta-feira, 4 de Outubro de 2012 14:54h Juliana Lelis

Escolas recebem palestras de conscientização contra o bullying

Escolas estaduais e municipais de Divinópolis estão recebendo palestras educativas de conscientização contra o bullying. As palestras estão sendo oferecidas pela Prepara Cursos, que já vem realizando esse trabalho em todas as cidades onde há franquias da organização.

 


A ideia do projeto é  mostrar para os estudantes os males do bullying para a vida da pessoa contra a qual é praticado, e também mostrar para as crianças que sofrem o problema, que elas podem procurar ajuda e como podem ter essa ajuda.

 

A Prepara realiza palestras de 10 a 15 minutos nas escolas, esclarecendo sobre o problema, alertando e conscientizando aos alunos, e depois, eles devem desenvolver um trabalho com a realização de uma estória em quadrinhos, contando sobre uma criança que sofreu o bullying  e como foi resolvido o problema. As estórias são levadas pela escola que ministra os cursos, para serem avaliadas por seus profissionais e o autor da melhor estória ganha um curso gratuito  sobre o uso consciente da internet, e os alunos também são premiados com uma pulseirinha com a frase “ Diga não ao bullying” para marcar a participação deles no projeto.

 

A consultora educacional do Prepara Cursos, Paula Melo contou um pouco sobre como o projeto vem sendo desenvolvido, e qual tem sido o retorno dos estudantes sobre ele, ela disse que “o projeto já é realizado em todo o Brasil, nas cidades onde há algumas das 500 franquias da escola, e o projeto começa com a gente entrando em contato com as secretarias estaduais e municipais, para conseguirmos uma autorização para entrarmos nas escolas, após essa etapa, entramos em contato com a diretoria das escolas e realizamos o agendamento da data que poderá ocorrer a palestra, e nas palestras falamos um pouco sobre o que acontece com as pessoas que sofrem bullying, em quais lugares estão mais sujeitos ao problema, e as formas que o estudante tem de procurar ajuda quando passa pelo problema. Após a palestra eles elaboram a estória em quadrinhos, e avaliamos para que seja oferecido o curso de consciência na internet, totalmente gratuito aqui na Prepara” disse.

 


Paula Melo falou ainda que “ praticar a conscientização é de extrema importância, até porque Divinópolis já teve casos de pais que tiveram que retirar os alunos das escolas por causa do problema, então essa é uma forma que temos para lidar com a prevenção, e os alunos mostraram um retorno muito positivo, contando sobre suas experiências, pedindo ajuda, e participando ativamente da palestra. Os professores também se interessaram bastante já que é uma ajuda para que eles saibam como lidar com esse problema, já que isso faz parte do dia a dia deles, e eles como aqueles que tem mais contatos com os alunos são os que podem orientar a ajudar as crianças” contou.

 


A atividade já foi realizada em mais de 6 escolas de Divinópolis, e a escola já tem autorização para realizar em todas as escolas municipais de Divinópolis. É esperado que sejam atendidas pelo menos 4 escolas por semestre. O projeto também já atendeu algumas escolas estaduais e pretende atender a outras.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.