quarta-feira, 8 de Junho de 2016 12:17h Prefeitura de Divinópolis

ESF Campina Verde é entregue a comunidade

Três mil e quinhentas pessoas moradoras dos bairros Campina Verde e Casa Nova passam a contar com os trabalhos de uma unidade Estratégia Saúde da Família (ESF)

Localizada na rua Novo México, 476, a ESF Campina Verde - entregue nesta terça-feira (07/06) oficialmente pela Prefeitura de Divinópolis - é composta por médico, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e estagiários da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A entrega da unidade de saúde faz parte da programação dos 104 anos de Divinópolis.

Anteriormente, o atendimento era feito no bairro Tietê e agora está mais próximo da comunidade assistida pela ESF Campina Verde. Para oferecer esse benefício, a Prefeitura, via Semusa, investiu R$ 15 mil na readequação do imóvel que servirá a população. No espaço, além do consultório médico e de enfermagem é feito o atendimento de vacina, puericultura entre outros.

 

 

 

“É um momento de extrema para nós ao conseguir trazer a unidade Estratégia da Saúde da Família mais próxima aqui da comunidade. Aqui tem uma equipe formada e completa que vai prover assistência a mais de três mil pessoas. Elas terão acesso a consulta e vacinação além, é claro, de várias outras atividades relacionadas à saúde e prevenção de doenças”, explica a secretária de saúde, Kênia Carvalho.

As ESF’s, em Divinópolis existem um total de 32 equipes distribuídas em várias regiões da cidade, são importantes estratégias utilizadas na promoção e valorização da saúde da população.

 

 

 

“A Atenção Primária a Saúde é que rege toda a assistência. Se ela funciona bem todos os demais níveis de atenção vão funcionar bem. A prioridade do nosso trabalho é a Atenção Primária Saúde estando, assim, junto da comunidade. ESF é isso: é conhecer a saúde da família e a partir daí traçar estratégias para sua promoção”, afirmou a coordenadora da Atenção Primária, Mary Vieira.

Para a dona de casa Wanderléia Aparecida de Castro Ferreira ter uma unidade de saúde próxima de casa é sinônimo de tranquilidade. “Essa unidade representa tudo. Quando estava no Campina Verde era mais difícil, mas como agora está aqui perto é melhor. A equipe é muito boa. Em casa eu cuido de dois cadeirantes e essa equipe vai visitar. Eles estão de parabéns e que Deus abençoe este trabalho”, comemora Wanderléia.

 

 

 

Entre as autoridades que participaram da entrega da ESF Campina Verde à comunidade estavam o assessor especial de governo, João Luis de Oliveira, os vereadores Edmar Felix, Periquito Beleza, Eduardo Print Júnior e Marquinhos Clementino. Parte do corpo técnico da Semusa ligada a Atenção Primária também participou deste encontro com a comunidade.

O prefeito Vladimir Azevedo que está de licença médica e foi representado pela secretária de saúde Kênia Carvalho.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.