segunda-feira, 29 de Junho de 2015 10:10h Atualizado em 29 de Junho de 2015 às 10:12h. Pollyanna Martins

ESF do bairro Tietê é inaugurada em Divinópolis

ESFs dos bairros Sagrada Família e Belvedere ainda estão em obras

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Tietê foi inaugurada na última quinta-feira. A unidade, que irá abranger Tietê, São Roque, Prolongamento Tietê, Dulphe Pinto de Aguiar, Orion e Jardim Betânia, atenderá cerca de 10 mil pessoas. As obras do local, que foram orçadas em quase R$ 1,2 milhão, ficaram paradas por quase três anos. Quase um ano após a retomada da construção, a ESF foi entregue à população.
A unidade foi construída em uma área de 600 m², que abriga três equipes da saúde da família, com médicos generalistas, técnicos em enfermagem, agentes comunitários, dentistas, auxiliares de saúde bucal, psicólogo, ginecologista, pessoa de apoio e gestão. A ESF é composta por consultórios médicos, odontológicos, sala de vacina, sala de coleta de laboratório, sala de curativo, escovódromo, sala de reunião, sala do agente de saúde, sala de cuidados básicos e apoio epidemiológico.
A inauguração faz parte da programação do aniversário de 103 anos de Divinópolis, e contou com a presença do prefeito, Vladimir Azevedo, do vice-prefeito, Rodrigo Resende, dos vereadores Piriquito Beleza, Rodyson Kristinamurt e Dr. Delano, ainda pelos secretários municipais e pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Vladimir Azevedo afirmou que a inauguração da unidade é um divisor de águas na saúde do município. O prefeito disse ainda que prima não só pela quantidade, mas a qualidade do atendimento à população. “Terminar esta obra que vai beneficiar a região do Tietê é uma satisfação muito grande. Ela é um divisor de água para a área da saúde. Queremos mais que o quantitativo, queremos qualidade e qualidade significa, para estas comunidades, este tipo de atendimento que a ESF Tietê terá com várias especialidades médicas, de saúde bucal e enfermagem. Tudo disposto em 600 m² de obra que conta também com mobiliário novo. Será uma unidade referência”, garante.

 

BELVEDERE E SAGRADA FAMÍLIA
A nossa reportagem acompanhou as obras das ESFs dos bairros Belvedere e Sagrada Família, que também ficaram paradas por cerca de três anos. Em julho do ano passado, os moradores do bairro Sagrada Família fizeram um abaixo assinado para enviar ao Ministério Público a fim de encontrar uma solução para a obra inacabada. Na época, foram recolhidas pouco mais de 150 assinaturas no documento, que foi protocolado no Ministério Público dia 9 de maio. De acordo com a comerciante Maria Paulina de Oliveira Castro, usuários de droga haviam tomado conta do local. “Tinha um casal morando na construção. Eles destruíram tudo, roubaram o que podiam roubar. Semana passada vieram aqui, capinaram em volta da obra, e disseram que ia começar a mexer, mas até agora nada”, contou.
Na data, a Prefeitura afirmou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que as obras da UBS do bairro Belvedere seriam retomadas após o fechamento do processo de licitação, que começaria no dia 1º de agosto. Assim que as obras fossem retomadas, o prazo para entrega era de seis meses. Quanto às UBSs dos bairros Tietê e Sagrada Família, a assessoria informou que as obras já haviam sido retomadas, porém, nossa reportagem esteve nos três locais e apenas a UBS do bairro Tietê estava em andamento.
Na inauguração da unidade do bairro Tietê, o secretário municipal de Saúde, David Maia, garantiu que os bairros Sagrada Família e Belvedere irão receber as suas ESFs. “Esta comunidade é coroada com o que temos de melhor no Sistema Único de Saúde. Mas tem outras regiões que serão contempladas, num curto prazo, com modernos aparelhos para a promoção da saúde. Este é o caso da região do Belvedere e Sagrada Família, que também ganharão suas ESF. A unidade de saúde do São José também receberá intervenções que a deixará mais moderna e apta para melhor atender os seus usuários”, afirma. A Assessoria de Imprensa da Semusa informou que a entrega das obras estão previstas para outubro e dezembro deste ano.

 

Crédito: Rodrigo Dias

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.