quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015 08:45h Atualizado em 16 de Dezembro de 2015 às 08:49h. Mariana Gonçalves

Estão abertas as inscrições para o Programa de Educação de Jovens e Adultos

Os polos educacionais onde o município gerencia a execução do Programa de Jovens e Adultos (EJA) estão com inscrições abertas, serão oferecidas vagas no I Segmento da alfabetização ao 5º ano e para o II Segmento das séries de 6ª ao 9ª ano

As aulas serão em período noturno e acontecerão no Centro Técnico Pedagógico (Cetepe), no bairro São Sebastião, e na Escola Municipal João Severino de Azevedo, no bairro Davanuze, de acordo com a coordenadora do setor de Planos, Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Hélcia Nunes de Godói, as inscrições vão até o dia 18, após esse período, as escolas entrarão em recesso, voltando às atividades (e novamente o período de inscrições) a partir do dia 19 de janeiro.
O curso é gratuito, podem se matricular maiores de 15 anos, que ainda não completaram o ensino fundamental. Os interessados devem procurar uma das escolas citadas acima, levando carteira de identidade, CPF, uma foto 3x4, xerox de comprovante de endereço e histórico escolar.
A Prefeitura fornece o vale-transporte para o aluno que morar a mais de 15 quarteirões da escola onde fará o EJA.

 

ACESSO À EDUCAÇÃO

A EJA visa atender jovens e adultos que não tiveram oportunidades de estudos na idade própria e desejam completar a Educação Básica – Ensino Fundamental e Médio.
Os cursos presenciais da EJA são oferecidos nas Escolas Estaduais e têm a seguinte organização:
Curso presencial dos anos finais do Ensino Fundamental, com duração de 02 (dois) anos letivos, organizados em 04 (quatro) períodos semestrais. Curso presencial do Ensino Médio, com duração de 01 (um) ano e meio, organizado em 03 (três) períodos semestrais.
A nova organização dos cursos presenciais de EJA será implantada gradativamente, a partir do ano de 2016.
A idade mínima para a matrícula em cursos de Ensino Fundamental e Médio é de 15 anos. Os jovens e adultos que desejam retornar aos estudos devem entrar em contato com as escolas autorizadas que oferecem o curso presencial de EJA para se matricular, apresentando o histórico escolar e documentos pessoais.

 

 

REDE PÚBLICA

Começou essa semana o período de matrículas na rede pública de ensino, mais de 166 mil cadastrados para ingressar na rede pública de ensino devem fazer a matrícula.
O procedimento é destinado a crianças e adolescentes que irão ingressar em escolas da rede pública (estadual e municipal) em 2016. Os pais ou responsáveis dos mais de 166 mil inscritos no último Cadastro Escolar, realizado no início deste semestre, deverão comparecer às escolas para as quais foram encaminhados até o dia 18 de dezembro. Aos participantes do Cadastramento Escolar são garantidas vagas em escolas próximas às suas residências, de acordo com a disponibilidade de vagas, mas é a matrícula que vai confirmar essa vaga.
Para a efetivação da matrícula, além do preenchimento da ficha de matrícula, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar: cópia e apresentação do original da conta de luz da residência do candidato, preferencialmente, ou de outro comprovante de endereço recente; cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade; e comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência ou retorno aos estudos.

 

Créditos: Arquivo GO

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.