sábado, 4 de Julho de 2015 06:07h Atualizado em 4 de Julho de 2015 às 06:09h.

Esteticista fala sobre cuidados com a pele no inverno

Apesar de a temperatura ter abaixado, o protetor solar é indispensável

As temperaturas despencaram com a chegada do inverno, e nesta época do ano é tão importante cuidar da pele quanto no verão. A enfermeira especializada em estética Vanessa Camargos alerta sobre os cuidados que devemos ter com o rosto e com o corpo na estação mais fria do ano. Segundo Vanessa, mesmo com as temperaturas baixas, o uso do protetor solar é indispensável, pois os raios UVA são mais fortes que os raios UVB, e causam as indesejáveis manchas na pele. “Os cuidados nesta época do ano têm que ser iguais no verão, porém, são cuidados diferentes. Mesmo com esse tempo frio tem que usar protetor solar, porque os raios UVA no inverno são mais fortes que os raios UVB. É quando todo mundo parece com manchas na pele”, explica.
Vanessa explica ainda que regular a temperatura do banho é importante para manter a pele hidratada. A esteticista orienta que tomar banho em água muito quente tira a oleosidade pele, o que faz com que ela fique desidratada. “Quando a pessoa toma banho na água fervendo, ela tira toda a oleosidade da pele só que isso induz as células de gorduras a produzirem mais. Com isso, a sua pele vai ficar com mais oleosidade, e isso não significa que ela vai estar mais hidratada, porque a pele pode estar oleosa, mas ao mesmo tempo ela não tem água”, informa.
O ideal é tomar banho em água morna, pois assim até as partes mais ásperas do corpo, como joelho e cotovelo, ficam hidratadas. A esteticista recomenda também aplicar o hidratante dentro do banheiro, para aproveitar o vapor que se forma durante o banho. “Quando a gente vai tomar banho, mesmo que seja na água morna, fica aquele vapor no banheiro, é bom usar o vapor para ajudar o creme a diluir na pele. Ou pode passar um creme com enxágue, ou óleo de banho, encontrado facilmente. Você passa debaixo do chuveiro, e depois enxagua. O que não pode é ficar sem hidratante.”
Outra dica importante para cuidar da pele no inverno é, ao tomar banho duas vezes ao dia, ensaboar apenas uma vez. De acordo com Vanessa, o uso do sabonete em excesso resseca a pele. “Geralmente as pessoas gostam de tomar banho de manhã para despertar, então deixa para tomar banho mesmo, ensaboar só à noite, porque aí tira o suor. No banho da manhã, passe só uma água no corpo”, indica. A esteticista aconselha ainda que o uso da bucha vegetal seja feito apenas uma vez por semana. “Agora no inverno, como o tempo fica muito seco, a pele fica seca, e ninguém bebe água o tanto que deve beber. E a bucha vegetal tira as células mortas da pele, o ideal é passar no corpo inteiro uma vez por semana, mas todos os dias resseca a pele”, esclarece.
TIPOS DE PELE
Usar o creme correto para o seu tipo de pele é outro cuidado essencial no inverno. Vanessa explica que, para as peles oleosas, não é recomendado cremes à base de óleo. Já para as peles normais são recomendados cremes à base de óleo de uva e óleos de amêndoas para ajudar no ressecamento. “Uma pessoa que tem pele seca usar creme específico para pele oleosa, a pele vai ficar mais seca. Dá a impressão de que a pele está oleosa, mas não está”, conta.

TRATAMENTOS
Conforme Vanessa, os tratamentos de pele como peeling (químico ou de diamante) são indicados para ser feitos no inverno. A esteticista esclarece que a pouca exposição ao sol nesta época do ano ajuda no tratamento. “Os melhores tratamentos para o inverno são os peelings que têm ácido, porque mesmo precisando usar o filtro solar por causa do sol e das lâmpadas, os raios solares são menores. Toda vez que a pessoa usa um ácido no rosto corre o risco da pessoa manchar a pele, se você tomar sol e não ter os devidos cuidados em casa com a pele.”

MAQUIAGEM
Para quem usa maquiagem no dia a dia, a esteticista alerta para sempre tirar a maquiagem antes de dormir. Vanessa explica que a maquiagem prejudica a pele, pois não deixa “respirar”. “Chegou em casa, passa o demaquilante e lava o rosto em seguida com água e sabão. Por isso é bom deixar para tomar banho com o sabonete a noite, porque você tira a maquiagem. Depois passa um hidratante no rosto ou um creme antirrugas, para a área dos olhos se a pessoa quiser, isso aí vai de cada pessoa. Só não pode esquecer de usar o hidratante”, reforça.

 

Crédito: Reprodução

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.