quarta-feira, 28 de Setembro de 2011 14:19h Sarah Rodrigues

Estudantes aprendem sobre enfermagem

Parceria ensina noções básicas a alunos do ensino médio

Uma parceria entre a Escola de Enfermagem do Hospital São João de Deus e a escola Estadual Manoel Corrêa Filho favorece a aprendizagem dos estudantes do ensino médio da instituição. Todas as quintas-feiras às 19h os futuros enfermeiros vão a escola ensinar as noções básicas de enfermagem aos alunos.


Segundo a vice-diretora da escola, Maria do Carmo de Azevedo o conhecimento, principalmente de primeiros socorros acrescenta muito para os estudantes. “É algo ligado a responsabilidade social. Nós temos o conhecimento, que é muito interessante como os primeiros socorros, questões de saúde e nós estamos repassando isso para nossos alunos e a comunidade, como uma forma de prevenção”, explicou.
Os alunos aprendem os procedimentos em várias áreas, desde os primeiros socorros, até cuidados com idosos. O Curso será apresentado em seis módulos com os temas: Primeiros Socorros (Acidentes Domésticos); Higiene e Prevenção de Doenças; Feridas: Mitos e Procedimentos Básicos; Métodos Contraceptivos e DST’s; Diabetes e Hipertensão: definições e prevenção; Abordagem e Cuidados ao Idoso.“No primeiro curso ensinamos a higiene de alimentos, a parte física, o cuidado ambiental, depois trabalhamos a parte de primeiro socorros, em todas as áreas, tanto na parte doméstica, em outras áreas, como os primeiros atendimentos, sem dúvida isso será de uma valia muito grande”.


Para a vice-diretora todos os participantes têm aprendido muito. Quase 60 alunos participam do curso. Do curso de enfermagem cerca de 50 alunos estão envolvidos, a cada módulo um grupo trabalha para passar as informações. “Sem dúvida é um curso que todos deveriam fazer. O curso é aplicado aos alunos do ensino médio da escola, para todos os que quiseram, cerca de 60 alunos, pais e professores”, avaliou Maria.
Ao final do curso os alunos receberão certificados. Segundo a vice-diretora, que também é funcionária do Hospital São João de Deus, o objetivo da escola de enfermagem é ampliar o curso para outras escolas. “Foram feitas as inscrições e nós entregamos certificados, para receber os certificados é preciso uma frequência mínima de 80%. Mas, a nossa ideia é semestralmente oferecer o curso. Primeiro nós estamos olhando outras escolas para fazer a parceria, mas o nosso objetivo é estender para outras escolas”, afirmou.

 

 

ENVOLVIMENTO


A vice-diretora acredita que todos os estudantes têm aprendido as noções básicas de enfermagem e poderão usá-las em casos de emergência. “Os alunos têm reagido muito bem, no primeiro módulo a participação foi grande, temos filas de espera para o próximo curso. E os alunos de enfermagem da escola São João de Deus com certeza estão aprendendo também, como falar em público, ser realmente facilitadores, e tem a vantagem de que quem orienta todo esse trabalho são os professores, nós sentamos planejamos as aulas e temos sempre quem monitora, coordena, faz interferência e é realmente um trabalho de alto nível”, finalizou.
 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.