terça-feira, 24 de Março de 2015 12:25h

Estudantes da rede municipal comemoram Dia da Água com plantio de árvores

Alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, comemoraram, nesta terça-feira (24/03), o Dia Mundial da Água com o plantio de árvores na Rua Lincon Machado, via de acesso à Escola e também ao Parque Ecológico ‘Dr. Sebastião Gomes Guimarães’, o Parque da Ilha

A iniciativa é realizada pelas secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e Políticas Urbanas. A solenidade foi marcada também pela apresentação das crianças, que escolheram como tema a música Planeta Azul, de Chitãozinho e Xororó.

 

A ação surtiu efeito entre as crianças. “Temos que cuidar do planeta, plantar muitas árvores e economizar água”, ensinou Taís Mendes, de apenas 8 anos, aos colegas logo depois do plantio. Já o pequeno João Pedro, também de 8 anos, mostrou comprometimento com a questão ambiental. “Na hora do banho eu desligo a água para poder esfregar para poder economizar”, contou para os colegas.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Wilian Araújo, é fundamental o trabalho com as crianças. “Além de aprenderem para si, as crianças se tornam parceiros que temos na vida cotidiana delas. Fiscalizam os pais e ajudam a evitar o desperdício e o corte desnecessário de árvores”, destacou o secretário.

 

Para o local foram escolhidas mudas da espécie escumilha africana, conhecida também como Resedá Gigante, que apresenta florescimento na primavera e verão, com flores grandes, de cor rosa a lilás. O porte é médio, alcançando de 12 a 20 metros de altura. De acordo com o Educador Ambiental Ricardo, Luís de Oliveira, trata-se da espécie apropriada para o local principalmente pela sua resistência. “Essas árvores proporcionarão grandes áreas de sombra”, acrescentou.

 

O desenvolvimento das dez árvores plantadas será acompanhado de perto pelas crianças. Cada uma delas receberá um nome e uma placa de identificação. Na opinião de Tânia Aparecida Oliveira, da Sala Verde, unidade da Secretaria Municipal de Educação destinada à formação ambiental, esses exemplos precisa colocar em prática. “Segundo estudos, a escassez de água, infelizmente, já é uma realidade que irá interferir diretamente na vida dessas crianças quando elas forem adultas”.

 

Letícia Vitória, 8 anos,  ficou entusiasmada ao saber que as árvores são importantes no ciclos das águas. “Eu aprendi que as árvores ajudam a água da chuva e entrar na terra e formar os rios”, disse.

 

Acesse o link para ver a homenagem dos alunos ao dia da água  http://youtu.be/L3Xi-MlZVH0

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.