quarta-feira, 7 de Janeiro de 2015 05:18h

Estudantes de Divinópolis vão participar do programa Parlamento Jovem 2015

Divinópolis vai atuar no projeto Parlamento Jovem de Minas, que é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com diversas Câmaras do Estado, e Divinópolis é um dos municípios inseridos este ano

Os estudantes selecionados que forem participar do programa em 2015 vão trabalhar de forma integrada com alunos de outros municípios. A criação de polos foi definida ano passado com o objetivo de fortalecer a regionalização. Em 2015 será trabalhado o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos”.
Com o intuito de evitar que algum município atue de forma isolada ficou definido que todas as cidades participantes irão integrar polos. Essa foi uma das novidades anunciadas no encontro preparatório para a próxima edição do programa, ocorrido no início de dezembro do ano passado, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião contou com a presença de cerca de 70 representantes de 41 câmaras municipais, que manifestaram interesse em participar do projeto. Geraldo Nascimento coordenador do programa na Câmara de Vereadores de Divinópolis foi o representante da cidade no evento.
A gestão dos polos será feita de acordo com as características dos municípios integrantes. As cidades que ficam mais próximas conseguirão fazer mais reuniões e encontros entre os estudantes. Já aqueles mais distantes poderão fazer mais uso de ferramentas virtuais.
Outra alteração na edição de 2015 diz respeito à definição dos alunos que irão participar da etapa estadual do Parlamento Jovem. Serão eleitos pelos colegas dois representantes para essa fase, que tenham participado da etapa regional. As vagas remanescentes serão divididas entre os polos, que devem fazer um sorteio para a escolha.
O uso da plataforma virtual de ensino da Escola do Legislativo também será potencializado pelo programa, por se tratar de ferramenta utilizada para a disponibilização de conteúdos que visam à formação política e sobre o tema que será discutido em 2015.
Divinópolis será Polo da região Centro Oeste, as cidades de Nova serrana e Pains integrarão ao Polo. Representantes de 41 Câmaras Municipais anunciaram que pretendem participar do Parlamento Jovem em 2015 e enviaram participantes para a reunião ocorrida no final do ano passado.

Segurança e Direitos Humanos
Com 11 votos favoráveis, o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos” foi o escolhido para a edição de 2015 do Parlamento Jovem de Minas.
Para a escolha do tema de 2015, os estudantes receberam informações sobre as três opções e ouviram os demais colegas que atuaram na etapa municipal. As câmaras municipais tiveram autonomia para definir a dinâmica desse processo: algumas escolheram o voto direto e outras optaram pela construção de um consenso entre os jovens. Independentemente desse modelo, cada município encaminhou à coordenação estadual um único tema.
O tema escolhido - “Segurança Pública e Direitos Humanos” - traz grandes desafios para os jovens que irão se engajar no projeto. O Brasil ainda apresenta índices de criminalidade muito elevados, quando comparados aos indicadores de outros países. Os jovens são os mais vitimizados por essa violência. Enquanto na população não jovem 9,9% do total de mortes correspondem às causas externas, entre os jovens esse indicador sobre para 73,2%, sendo o homicídio a causa mais frequente.
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de educação política dirigido a estudantes do ensino médio, de escolas públicas e particulares. Já foram realizadas 11 edições do projeto, que conta, atualmente, com etapas municipais, regionais e estadual. O projeto é desenvolvido e coordenado pela ALMG, através da Escola do Legislativo, e pela PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais e da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com câmaras municipais de diferentes regiões do Estado. As câmaras são responsáveis pela implementação do projeto nos municípios.
Em Divinópolis o projeto é idealizado pela Câmara Municipal, sobre a Coordenação do Centro de Atendimento ao Cidadão CAC, Escola do Legislativo e Diretoria de Comunicação Social. O lançamento do PJMG em Divinópolis esta previsto para o fim de fevereiro de 2015.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.