segunda-feira, 21 de Setembro de 2015 10:20h "

Estudantes do período integral fazem primeira colheita na horta

Os alunos do período integral do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Miguel Rodrigues, no bairro Lagoa Mandarins, fizeram a primeira colheita da horta nesta sexta-feira (18/09)

As atividades desenvolvidas na parte da manhã atendem 75 crianças de dois a cinco anos. A unidade educacional funciona de 7h às 17h30.

Na parte da manhã as crianças participam de oficinas corporal, musical e rodas coletivas com contação de histórias.  Além de receberam alimentação balanceada. A parte pedagógica começa às 13h30 e vai até às 17h30.

A diretora do Cmei, Luciane das Mercês Silva, afirma que o projeto da horta traz vários benefícios para as crianças. “Elas trabalham o meio ambiente, a sustentabilidade, a alimentação saudável, o amor a terra e entender como funciona o corpo. As crianças do período integral são responsáveis por cuidar da horta. Percebemos que os alunos que tem a oportunidade de participar do período integral estão aprendendo mais, se desenvolvendo melhor”, disse a diretora.

Para o membro do conselho da escola, Nereu Carvalho Filho, esses projetos promovem a integração das crianças com a terra. “É muito importante os alunos tenham essa interação com a terra, a natureza e principalmente promovendo a saúde. O Cmei de horário integral aqui no bairro foi muito importante, pois muitas famílias precisam trabalhar e não tinham onde deixar seus filhos, agora as famílias ficam tranquilas pois sabem que eles estão bem cuidados e aprendendo sempre”, ressalta Nereu.

O responsável pela horta, Luciano Borges, conta que colher os primeiros resultado da horta deixou as crianças empolgadas. “Eles ajudaram a plantar, cuidaram, viram crescer, regaram e hoje estão colhendo. Percebemos que assim eles ficam com mais vontade de comer esses alimentos saudáveis e isso é um ótimo incentivo para  criar esse interesse nos alunos”, comenta.

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, lembrou que a educação no Município é vitoriosa e de qualidade e motivo de orgulho para os divinopolitanos. “Os moradores da região do Lagoa dos Mandarins, Icaraí, São Caetano e outros bairros recebem a primeira escola de educação infantil em tempo integral. Ver esses reconhecimentos dos pais e comunidade em geral, é motivo para continuar trabalhando para melhorar a educação, qualificando as nossas crianças e prepará-las para a vida e desta maneira trabalhar a nossa cidade do futuro”, ressaltou.
 

Créditos: Gabriela Alvarenga

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.