sexta-feira, 15 de Maio de 2015 10:46h Atualizado em 15 de Maio de 2015 às 10:54h. Bruna Costa

Evento para o setor ambiental orienta empresários sobre Logística Reversa e Simbiose Industrial

O lançamento do Guia Rápido sobre Logística Reversa e o workshop de Simbiose Industrial ocorreram em um único evento na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na manhã de ontem

O evento contou com a presença de empresários dos setores farmacêutico, têxtil e termoplástico, além de representantes do aterro industrial.

A analista ambiental da Fiemg Cláudia Tavares introduziu o evento com o lançamento do Guia Rápido sobre Logística Reversa, que é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos da Lei 12.305/2010. A Logística Reversa é obrigatória no Brasil e deve ser realizada a princípio pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e produtos eletrônicos.

A Logística Reversa tem como objetivo reinserir os resíduos do pós-consumo em novos ciclos produtivos. Ou seja, os resíduos seguem o caminho inverso após o consumo: do consumidor final até o fabricante. Isso faz com que retarde a ocupação de aterros sanitários e diminua a extração de matérias-primas, preservando o meio ambiente. “A Logística Reversa é obrigatória e, desde 2013, vem sendo estruturada no Estado. Há setores que têm que trabalhar a Logística Reversa e algumas diretrizes. Então vamos passar, além dessas diretrizes, algumas responsabilidades de cada empresa em relação à Logística Reversa”, explica o analista ambiental da Fiemg Túlio Pereira de Sá.

Após o lançamento, foi realizado o workshop do Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PMSI) “Conectando Empresas. Criando Oportunidades”, no qual os empresários apresentaram quais os resíduos gerados por suas empresas e as dificuldades em relação à destinação desses resíduos. Além disso, se algum outro setor tem interesse nesses resíduos. “Se conseguirmos ter essas informações aqui, já encaminhamos aos empresários quais foram suas ofertas e se teve alguma procura. Esse evento é feito em toda Minas Gerais, se não encontro aqui no evento [destinação aos resíduos] olhamos no banco de dados e encaminhamos aos empresários”, observa Túlio.

Para o técnico de segurança e trabalho e responsável pelo setor de meio ambiente de uma indústria farmacêutica de Lagoa da Prata, Marconi Pereira, o Guia Rápido sobre Logística Reversa e a Simbiose Industrial são eventos importantes para todos os empresários que geram resíduos e não sabem onde e como descartá-los. E há uma preocupação por parte dos empresários sobre o descarte de resíduos e em como orientar seu consumidor final em relação a isso. “Tem uma preocupação muito grande com a água, bacana. Mas os resíduos, se a gente não começar a se preocupar agora, futuramente vai dar um problema muito sério”, destaca.

 

 

Crédito: Bruna Costa

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.