segunda-feira, 22 de Junho de 2015 10:04h

Exposição conta a história dos 50 anos da FUNEDI

Poderá ser conferida, até o dia 22 de junho, no Espaço GTO da Câmara Municipal de Divinópolis (rua São Paulo, 277, Centro), a exposição “Nossa história, sua memória: 50 anos FUNEDI”, que apresenta uma retrospectiva do cinquentenário da Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI), atual UEMG Unidade Divinópolis.

A mostra foi produzida a partir do material de pesquisa levantado pelo Projeto de Organização e Digitalização do Acervo Histórico Institucional da FUNEDI, desenvolvido pela equipe do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho, da UEMG Unidade Divinópolis.

A exposição é composta de painéis que apresentam temas como biblioteca, campus, cultura estudantil, funcionários, jornais, revistas, teatro e UEMG, além de uma linha do tempo, na qual são enfocadas as principais datas em relação à história da instituição.

A história da FUNEDI remonta a 25 de outubro de 1964, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (FAFID). Criada pelo Governo do Estado de Minas Gerais através da Lei nº 3.503, de 4 de novembro de 1965, a instituição passou a denominar-se FUNEDI, e sua primeira aula inaugural ocorreu no dia 20 de março de 1965. Nestes 50 anos, a FUNEDI se destacou no âmbito da região do Centro-Oeste Mineiro, contribuindo para a formação acadêmica de profissionais das diversas áreas do conhecimento, sempre aliada ao ensino de qualidade, à pesquisa e à extensão.

A exposição foi apresentada, em abril, na Biblioteca da UEMG Unidade Divinópolis e durante as atividades da 13ª Semana Nacional de Museus, ocorrida na unidade entre os dias 18 e 24 de maio. No segundo semestre, a mostra percorrerá a Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, em Divinópolis, e as unidades da UEMG em Abaeté e Cláudio.

A Câmara Municipal de Divinópolis funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.