sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 09:44h Atualizado em 24 de Fevereiro de 2012 às 10:46h. Marina de Morais

Feira livre e biblioteca do bairro São José serão inauguradas no próximo domingo

No próximo domingo, 26, será a inauguração da Feira Livre e da Biblioteca do bairro São José, na Praça Elizeu Zica, a partir das 9h. O Conselho Popular do bairro, moradores da região e poder público convidam toda a comunidade divinopolitana para participar do evento.
Será a terceira feira livre inaugurada na gestão do poder público de 2009/2012. A primeira foi a do bairro Ipiranga e a segunda a de Ermida. De acordo com José Salvador de Melo, gerente de Assuntos Comunitários da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário, a previsão é de que seja a última inauguração de feira livre autorizada pela gestão.
Segundo o gerente, a feira livre já era uma reivindicação antiga da comunidade local. Então, foi feito o contato com o prefeito municipal, que cedeu ao pedido. Já a biblioteca funcionará na própria sede do Conselho Popular de Moradores do bairro São José, localizado também na Praça Elizeu Zica.
De acordo com o presidente do Conselho, Renato Ferreira, durante execução do projeto de reciclagem realizado no bairro, foi percebido o grande desperdício de livros, que eram jogados fora pela população. Foi daí que surgiu a ideia de criar a biblioteca comunitária. A sede do Conselho era anteriormente utilizada para velórios no bairro. Entretanto, a prefeitura estabeleceu o velório municipal no andar de baixo da sede, deixando o espaço livre. Renato conta que o espaço parecia desperdiçado, pois não havia muitas atividades a serem realizadas lá, além das reuniões do Conselho. Ele conta que foi decidido, então, pelo Conselho, que a biblioteca poderia ser sediada no local.
José Salvador conta que os projetos da feira livre e da biblioteca são parceria da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário com outras três secretarias: Agronegócio, Trânsito e Transportes, Saúde e Cultura. A Secretaria de Agronegócio é responsável pelo cadastramento dos comerciantes que irão participar da feira livre. A Secretaria de Trânsito e Transportes fiscalizará o trânsito no local. O gerente afirma, inclusive, que a Praça foi pensada enquanto local para a feira livre por sua pouca ou quase nenhuma interferência no trânsito, seja de ônibus, ou dos próprios moradores da região. Sem criar dificuldades para que possam retirar carros da garagem, por exemplo. Já a Secretaria de Saúde atuará dentro da fiscalização sanitária dos produtos comercializados na feira. Eles serão analisados em relação às suas condições para o consumo e exposição nas barracas. Por fim, a Secretaria de Cultura é parceira nas atividades da biblioteca comunitária. As estantes do local e parte do acervo de livros, foram doados pela repartição.
O gerente ainda afirma que a limpeza pós-feira e fiscalização de suas atividades também serão realizadas pela prefeitura. Já a infra-estrutura básica para a feira livre será disponibilizada na sede do Conselho Popular dos Moradores do bairro, como água, banheiros, pontos de energia e local para os comerciantes guardarem suas barracas.
O presidente do Conselho comenta que o local da feira - em torno da praça - é estratégico, pois fica na região central do bairro. Ele ainda conta que os demais comerciantes locais estão animados com a idéia, pois atrai a população de toda a cidade para a região.
Alem da biblioteca, o Conselho estará utilizando carteiras de escola doadas para que as crianças possam jogar damas e xadrez na sede.
Renato conta que na inauguração, além da própria feira livre, haverá show da artista mirim local Ana Laura, cantando sucessos do sertanejo, e um pipoqueiro. Ele ainda comenta que futuramente há a ambição de chamar uma roda de viola com violeiros do bairro para se apresentar na feira. Ele ainda informa a população que 2 surpresas estão sendo preparadas na região pelo Conselho no mês de março.
As feiras acontecerão todos os domingos, a partir das 9h. A sede do Conselho também poderá ser disponibilizada para outros eventos como, por exemplo, atividades escolares locais.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.