segunda-feira, 24 de Agosto de 2015 10:01h Atualizado em 24 de Agosto de 2015 às 10:05h.

Feira Livre no Planalto é inaugurada para fortalecer a agricultura familiar

A Prefeitura de Divinópolis abriu oficialmente neste domingo a Feira Livre do Bairro Planalto

A proposta criada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), implantou 14 barraquinhas na Praça Padre Marinho Rocha incentivando a agricultura familiar e o artesanato. Feirantes e moradores da região comemoram a implantação da feira no espaço.

 

Em parceria com a Prefeitura de Divinópolis, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e outras instituições públicas e privadas, a Emater desenvolveu ações com o objetivo de fortalecer e qualificar a inserção dos agricultores familiares neste canal de comercialização. O vereador Wilson Periquito foi parceiro para implantação da Feira Livre. Nas barracas padronizadas frutas, verduras, frango, doces, pastel, ovos caipiras, artesanato e doces eram oferecidas.

 

A feirante, Katrine Ferreira, da comunidade do Choro, vendia frangos na porta da igreja do bairro. Agora, com o espaço na feira projeta vender mais. “Foi muito importante esse espaço. Estamos animados e esperamos vender mais com as barracas”, destacou.

 

A artesã do bairro Planalto, Maria Inêz, está empolgada com a chance de aumentar as vendas de bolsas, mochilas e sacolas. “Antes eu vendia somente em casa, agora tenho espaço adequado para expor meus produtos e mostrar para os clientes”, comentou.

 

Moradora do bairro desde 1990, Maria Aparecida Santos, acredita que a Feira Livre facilita as compras para a população do bairro.

“Fica muito mais fácil comprar agora. Temos produtos frescos aos domingos para poder preparar aquele almoço especial com a família. Foi uma boa iniciativa em implantar a feira na praça”, comentou.

O Secretário Municipal de Agronegócios, Paulo Marius, destacou a necessidade de ter uma feira perto da comunidade. “Chegamos cedo e percebemos que os feirantes estavam faturando. A necessidade de ter uma feira no bairro é importante porque a região é populosa e não precisam ir a ouras feiras para buscar produtos. Importante para agricultura familiar crescer em Divinópolis”, disse.

O prefeito Vladimir ressaltou a importância do fortalecimento da agricultura familiar e ainda oferecer um espaço interação entres os moradores do Planalto.

“É um novo espaço de confraternização do bairro nos domingos pela manhã. É um aumento de renda para o próprio bairro com as senhoras fazendo biscoitos e artesanato e os agricultores trazendo seus produtos. É uma química forte para ocupação da praça pelas famílias a feira e a academia que inauguramos hoje”, destacou.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.