sexta-feira, 2 de Outubro de 2015 10:50h Atualizado em 2 de Outubro de 2015 às 10:51h. Thais Fernandes

Festa a Fantasia anima o Dia do Idoso

No dia 1º de outubro é comemorado, em todo o Brasil

No dia 1º de outubro é comemorado, em todo o Brasil, o Dia do Idoso, a data foi escolhida, pois foi o dia que o Estatuto do Idoso entrou em vigor, vigente desde o ano de 2003, que assegura uma série de direitos a milhares de pessoas que estão na terceira idade.
Um desses direitos é o acesso à saúde, por esta razão, e devido ao Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), juntamente com várias Unidades de Saúde da Diretoria de Atenção Primária, que atendem a este público em várias ações ao longo do ano, preparou uma programação especial.
A pedagoga, Fátima, uma das organizadoras do evento, nos contou mais sobre a gincana, com o tema “O amor está no ar”, que ocorreu no Clube Capit, contando com a participação de vários idosos de todas as regiões de Divinópolis, “essa gincana já ocorre há 5 anos consecutivos, ela tem como objetivo, a confraternização dos idosos, em homenagem ao dia deles. Esta gincana está ocorrendo há quase um mês, com o objetivo da confraternização dos idosos, eles se divide em equipes e disputam entre si”. Segundo ela, as brincadeiras das gincanas auxiliam na criatividade, atenção, raciocínio, trabalhando, principalmente, a memória. Na ocasião, os idosos comemoraram o seu dia com uma festa onde a fantasia era obrigatória.
A Senhora Ana da Cunha Ferreira, de 66 anos, participou do evento e comentou sobre a importância do projeto, “minha vida melhorou 100%, me sinto uma criança hoje, não me sinto mais velha, aprendi muito”.
No dia 02 de outubro, o ESF Planalto I e II irá comemorar a data com uma ação, que ocorrerá das 13h às 16h, na Praça Padre Marinho e será coordenada pela equipe de fisioterapia, que acompanhará os idosos no uso de aparelhos de ginástica instalados no local. Haverá, ainda, aferição de pressão arterial, informações e orientações relativas ao cuidado da saúde do idoso, contação de história, manicure, corte de cabelo e aula de zumba. Estas atividades devem reunir os idosos e prometem não deixar ninguém parado.
No dia 03 de outubro, das 8h às 11h, na quadra poliesportiva da Igreja Senhor Bom Jesus, a UBS Niterói, com o apoio dos alunos dos cursos de educação física e fisioterapia da UEMG/Divinópolis e dos alunos de técnico em enfermagem do Hospital São João de Deus, iram acolher os idosos com atividades em que eles terão acesso a palestras, aferição de pressão, glicemia e Índice de Massa Corporal (IMC). Haverá ainda, a realização de gincanas e aula de dança.
De acordo com a Semusa, todas estas atividades, além de colaborarem com a saúde dos idosos, colaboram na importante tarefa de confraternização. Ao comemorar o Dia do Idoso, as Unidades de Saúde querem estar cada vez mais perto deste público, oferecendo os serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

Créditos: Thais Fernandes

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.