quarta-feira, 20 de Junho de 2012 13:20h Marina Alves

Festival de música terá oficinas para participantes

O Festival de Música de Divinópolis, o Femudiv, irá oferecer uma oficina de música, que tem como objetivo auxiliar na inclusão da música na educação das escolas públicas do estado

O Festival de Música de Divinópolis, o Femudiv, irá oferecer uma oficina de música, que tem como objetivo auxiliar na inclusão da música na educação das escolas públicas do estado, conforme o previsto na lei, que inclui a música no conteúdo programático das escolas.

 


As oficinas serão feitas durante o festival, que acontece de 22 a 28 de julho de 2012, e acontecerão em período matutino e vespertino, disponibilizando 40 vagas para cada turno. A oficina, de didática da musicalização, será aplicada apenas para os já inscritos no festival de música, que já possuem certo conhecimento.

 

As oficinas serão promovidas pela professora Édila Lobão, música diplomada pela Universidade Federal da Bahia, professora de Educação Musical e Coral Infantil da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, que realiza cursos de Didática da Musicalização e Coral Infantil nos festivais de Ouro Branco, Juiz de Fora, Sarzedo, Uberlândia e Salvador.

 

O investimento para cada participante é de 100,00, e a oficina tem uma carga horária total de 18 horas/aula. O participante que estiver presente nas aulas da oficina receberá, no último dia, um certificado, com as disciplinas ministradas pela Professora Édila Lobão. A oficina deverá acontecer na escola estadual Joaquim Nabuco, situada na rua primeiro de junho, no centro de Divinópolis.

 

As inscrições estão abertas até o dia primeiro de julho, e poderão ser feitas através do site femudiv.com.br. O candidato envia um currículo, para fazer parte de um processo que irá selecionar os alunos para participarem da oficina. O resultado deverá ser divulgado no dia 2 de julho. Além da oficina de didática da musicalização, haverão outras oficinas, que também acontecerão nos dias do festival, na escola Joaquim Nabuco.

 

Segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação do terceiro festival de música de Divinópolis, a professora que irá ministrar a oficina de didática da musicalização, Édila Lobão, conta que a oficina irá trabalhar outros aspectos da música: “A oficina pretende oferecer maneiras alternativas para desenvolver o lado lúdico e subjetivo da arte musical, criando temas e materiais alternativos para serem trabalhados com os alunos”, ressalta Édila Lobão.

 

Ainda segundo nota, o organizador do festival, Walter Caetano, afirma que “A prática da percepção musical permite à criança desenvolver-se com arte e sensibilidade, proporcionando, como apontam vários estudos sérios a respeito do assunto, melhorias na concentração, disciplina e raciocínio lógico”, conta Walter.

 

Pré-lançamento

 

Amanha (20), acontece, no Buffet Paulinelli o pré-lançamento do Festival de Música de Divinópolis, que irá apresentar as projeções do festival. A apresentação será feita para patrocinadores, imprensa e parceiros do Femudiv. Haverá também a apresentação da Orquestra Cordas e Sons, que teve início após a primeira edição do festival de música.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.