terça-feira, 19 de Junho de 2012 13:12h Atualizado em 19 de Junho de 2012 às 13:28h. Mariana Gonçalves

Festival gastronômico "Prato da Casa" entra na reta final em Divinópolis

Essa segunda rodada de competições já gerou resultados acima do esperado. Hoje a festa é no Divina Gourmet, popularmente conhecido como Divina Pizza.

O festival gastronômico Prato da Casa, iniciou a segunda etapa de competições a poucos dias, e já mostrou que a cidade de Divinópolis acolheu o evento como um filho. Essa segunda rodada de competições já gerou resultados acima do esperado. Hoje a festa é no Divina Gourmet, popularmente conhecido como Divina Pizza. O prato concorrente da noite é o “Para comer de joelhos.”

 

RELEMBRANDO

 


Na ultima quinta (14), o circuito de competições do Prato da Casa esteve no Peixe Dourado. A noite chamou a atenção não só pelo prato concorrente, é o que afirma Gustavo Bicalho, coordenador do evento “ Achei legal no Peixe Dourado a estrutura e a organização do Danilo, proprietário do local. Ele foi o único que já esperava lotação total e preparou um sistema organizacional de filas de espera” completa.

 


O prato apresentando pelo Peixe Dourado foi o “Gotas do Itapecerica ao molho dourado”. “Ele fez um peixe recheado com mussarela, tomate seco e ervas finas , ou seja um prato elaborado por chefe mesmo então foi muito legal” comenta Gustavo Bicalho. Dentro do evento gastronômico, acontece o festival de música de barzinho, que junto da final do Prato da Casa irá premiar o melhor músico ou banda de barzinho da cidade. A aposta musical para  essa etapa foi o cantor Leonardo Freitas, e o músico conhecido por grilo. Segundo Gustavo Bicalho a ideia de realizar esse concurso musical de barzinho agradou bastante ao público.

 

Outro ponto que chamou a atenção no bar foi a homenagem feita para a cidade. Diferente dos outros bares que prestaram homenagem a personalidades históricas da cidade, o Peixe Dourado fez uma campanha em prol do rio Itapecerica, à conscientização das pessoas sobre a situação de poluição do rio. Inclusive o nome do prato concorrente, é uma homenagem ao rio Itapecerica.

 

PRATO DA CASA NO FINAL DE SEMANA

 

O evento continuou no final de semana.  A festa foi realizada no Mercado Municipal, no sábado (16).  O evento por ter sido realizado em um final de semana, chamou a atenção de muitas pessoas. Gustavo Bicalho, comenta animado os resultados do dia do evento “Milhares de pessoas  passaram  por lá  Inclusive estavam até confundindo a tarde de competições com a festa de encerramento do Prato da Casa, de tão cheio que estava o Mercado” completou Bicalho.

 


O prato concorrente foi o fígado acebolado com jiló, o que para Gustavo, é o prato principal de um bar de mercado. Quem passou pelo local também pode conferir  as homenagens feitas pelo dono do bar, ao próprio Mercado Municipal. A história foi relembrada através de  fotos e pinturas de como era o local antigamente. A artista do projeto “ pintando o centenário”, participou da tarde de competições no mercado. “Foi uma das pinturas mais lindas que eu vi no Prato da Casa, ela fez uma réplica do mercado antigo, inclusive os carros que estavam parados na porta, eram carros antigos” ressalta o coordenador do evento gastronômico.

 

Os visitantes e os jurados puderam conferir também a competição de mésica de barzinho. Apresentando o samba de raiz como o estilo musical concorrente. “ O pessoal dançou, curtiu e sambou a manhã toda” comemora Gustavo Bicalho.

 

O evento favoreceu não só ao bar participante, mas também todos os outros ao redor do mercado. O que para o coordenador do evento é motivo de satisfação. 

 

CARAVANA

 

A caravana do Prato da Casa, seguiu rumo a outra cidade. O local dessa vez foi a cidade de São Sebastião do Oeste. A turma saiu da cidade com um grupo composto por mais de 60 pessoas. O bar visitado “ Restaurante Cecília”, encheu de visitantes e ainda a praça que fica em frente ao local participante.  O prato, Tropeiro com lagarto recheado, surpreendeu tanto a caravana, que o convite para a participação oficial no Prato da Casa 2013 já foi feito “ Ela estará concorrendo com o melhor tira gosto do prato da casa do ano que vem” afirma Gustavo Bicalho.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.