quinta-feira, 4 de Agosto de 2016 14:19h Mariana Gonçalves

Fiemg promove hoje Workshop “Conectando Empresas – Criando Oportunidades”

A partir das 8h30, começa na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Regional Centro-Oeste (Fiemg) o Workshop “Conectando Empresas – Criando Oportunidades”

POR MARIANA GONÇALVES

mariana.goncalves@gazetaoeste.com.br

 

A partir das 8h30, começa na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Regional Centro-Oeste (Fiemg) o Workshop “Conectando Empresas – Criando Oportunidades”, que faz parte do Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PMSI). O objetivo do encontro é promover a simbiose, ou seja, a interação entre os empreendimentos industriais da região, na reutilização de resíduos.

Também nesta ocasião, ocorrerá o minicurso “Gerenciamento de Resíduos Perigosos para a Indústria”; em seguida, será realizada uma Rodada de Negócios. De acordo com o Analista Ambiental da Fiemg Regional Centro-Oeste, Túlio de Sá, durante o encontro, as empresas vão disponibilizar seus recursos e resíduos e a interação e troca resultante da negociação, além de contribuir para uma indústria sustentável, pode gerar ótimos resultados para todos os envolvidos. “As empresas que disponibilizam seus recursos têm seus custos operacionais reduzidos; e as empresas tomadoras têm a oportunidade de obter matérias-primas por valores menores dos que os praticados no mercado”, pontuou.

Podem ser disponibilizados diversos tipos de recursos e resíduos, como água, energia, compartilhamento de carga, terrenos, serviços técnicos, embalagens, madeiras, eletrônicos, minerais, metais, têxteis, plásticos, orgânicos, entre outros.

 

GESTÃO DE RESÍDUOS

 

A Fiemg oferece informações, através de palestras e assessorias, sobre iniciativas de tratamento, reciclagem, reutilização, reaproveitamento e disposição para os diversos resíduos, evidenciando os benefícios da destinação ambientalmente correta e atuando em consonância direta com a diretriz de incentivo à regularização ambiental.

Para isto, são oferecidos para as indústrias dois programas gratuitos: O Bolsa de Resíduos (SIBR); Oferece de forma prática e gratuita, através de sua página eletrônica na Internet, a oportunidade de negociação em tempo real de diversos resíduos, agregando valor aos mesmos e evitando gastos com disposição final.

E o Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PMSI); Desenvolvido pela Fiemg, em parceria com a FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente) e com o CMRR (Centro Mineiro de Referência em Resíduos) o Programa Mineiro de Simbiose Industrial é a versão brasileira do britânico NISP (National Industrial Symbiosis Programme), cujo objetivo é promover interações lucrativas entre empresas de todos os setores da indústria.

Na prática, o Programa estabelece negócios a partir dos recursos utilizados nos processos de produção. Ou seja, energia, água e materiais provenientes das indústrias podem ser recuperados, reprocessados e reutilizados por outras empresas.

O PMSI ocorre principalmente através de workshops, onde as empresas são colocadas em contato para realização de uma rodada de negócios. Outra forma de participação é através do contato direto com a Fiemg.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.