quarta-feira, 10 de Junho de 2015 10:44h Atualizado em 10 de Junho de 2015 às 10:47h.

Filarmônica de Minas Gerais se apresenta em Divinópolis

Divinópolis recebe a Filarmônica de Minas Gerais em concerto gratuito na Praça da Catedral amanhã, às 20h

A apresentação faz parte da primeira Turnê Estadual da Temporada 2015 e, depois de Divinópolis, segue para Araxá e Uberlândia. Sob a regência do maestro Marcos Arakaki, o público poderá conferir repertório com obras de Tchaikovsky, Dvorák, Prokofiev, Vaughan-Williams, Wagner e Carlos Gomes.

Segundo o regente associado da Orquestra Filarmônica, Marcos Arakaki, a turnê foi preparada com muito carinho, sendo selecionado um programa especial do repertório tradicional. “Nosso objetivo é misturar obras conhecidas com outras menos conhecidas de diversos compositores, para que as pessoas possam ouvir um pouco de cada coisa e depois tenham interesse em buscar outras obras mais completas. O mais importante é a interação com o público, apresentamos a orquestra e assim a gente vai fazendo com que as pessoas se aproximem cada vez mais da música clássica” afirma.

Os concertos são apresentados pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Algar Telecom por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. A orquestra viaja completa, com 90 músicos. “É uma oportunidade única para as pessoas assistirem a um concerto de música clássica ao vivo, gratuitamente, com um dos melhores conjuntos do país”, completa Marcos.

FILARMÔNICA

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi criada em 2008, hoje com sede própria e sob a direção artística e regência titular do maestro Fabio Mechetti. A orquestra alcança reconhecimento do público e da crítica especializada. Formada por 90 músicos vindos do Brasil, Europa, Ásia, Américas e Oceania, Minas se insere no circuito nacional e internacional da música orquestral.

Angariando admiradores por onde passa e adeptos à música clássica, a Filarmônica é esperada com grande expectativa pelo cenário cultural da cidade. Para a diretora da Nova Acrópole Divinópolis, Kelem Alves, sentimentos profundos se manifestam a cada nota tocada, proporcionando momentos de alegria, beleza e convivência. “Minha expectativa para este evento é a melhor possível. Primeiro porque é um momento cultural importante na vida atribulada dos dias atuais, e a arte tem o poder de elevar a alma humana, e segundo que a Filarmônica trata se de arte de qualidade a nível internacional, um presente que estamos recebendo em nossa cidade”,  destaca.

 

 

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - Turnê Estadual 2015

Divinópolis - 11 de junho - 20h - Praça da Catedral

Araxá - 12 de junho - 20h - Teatro Municipal de Araxá

Uberlândia - 13 de junho - 20h - Teatro Municipal de Uberlândia

Repertório

TCHAIKOVSKY  Eugene Onegin: Polonaise
DVORÁK   Dança Eslava, op. 72, nº 2
PROKOFIEV   Sinfonia nº 1 em Ré maior, op. 25, “Clássica”
VAUGHAN-WILLIAMS Fantasia sobre Greensleeves
WAGNER   O Navio Fantasma: Abertura
TCHAIKOVSKY  O Quebra-nozes, op. 71: Valsa das Flores
GOMES   O Guarani: Protofonia

 

 

Crédito: Bruna Brandão/Divulgação

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.