sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2015 10:10h Mariana Gonçalves

Fique atento aos serviços que não irão funcionar durante o carnaval

Como já ocorre anualmente no período do carnaval, diversos serviços entram em recesso. Para não ser pego de surpresa, fique alerta

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setrans) comunicou que na segunda e terça o transporte coletivo irá operar com horários de domingo. Já na Quarta-Feira de Cinzas os horários são de sábado, incluindo os carros reforços na parte da tarde. Para consultar os horários das linhas de ônibus basta acessar www.trancid.com.br.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Divinópolis, todos os serviços de saúde ligados à Prefeitura, exceto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto e o Sersam, entram em recesso na segunda e voltam somente após o meio-dia de quarta-feira. Já os setores administrativos do órgão retomam as atividades na quinta-feira.
Os trabalhos da coleta seletiva de lixo irão ocorrer normalmente durante o carnaval. Já os bancos entram em recesso na segunda-feira e retomam as atividades na quarta-feira após o meio-dia. O comércio funciona normalmente amanhã, no entanto, na segunda-feira, por força de acordo coletivo de substituição ao dia do comerciário, as lojas não abrirão. Já na terça-feira está decretado ponto facultativo, as empresas que não quiserem abrir têm total autonomia para isso. Na quarta de cinzas as atividades do comércio voltam a operar em horário normal.
Em nota, a Cemig informou que em virtude do carnaval as agências e postos de atendimento da empresa não funcionarão nos dias 16 e 17 de fevereiro. Nesses dias, solicitações de serviços e reclamações poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. Esse serviço funciona 24 horas por dia e a ligação é gratuita.
A Agência Virtual, disponível na home do Portal Cemig, também oferece diversos serviços com conforto e segurança. Pelo celular também é possível comunicar à Cemig, pelo Cemig Torpedo, falta de energia, consultar última fatura vencida não paga ou enviar leitura com mensagens de texto (SMS) para o número 29810. O serviço é gratuito.

 

DOE VIDA
Em Divinópolis, o hemonucléo entrará em recesso, normalizando as suas atividades somente a partir de quarta-feira, porém, em Belo Horizonte a unidade da Fundação Hemominas irá funcionar para a coleta de sangue durante as festividades de Carnaval, mesmo com ponto facultativo estadual.
Cabe lembrar que podem doar sangue cidadãos com boa saúde, com idade entre 18 e 65 anos. Porém, alguns critérios devem ser observados antes da doação. A pessoa precisa pesar acima de 50 quilos, não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. No caso do doador ser homem, recomenda-se que a última doação tenha sido há mais de 60 dias. No caso das mulheres, o tempo é de 90 dias, lembrando que a mulher não pode estar grávida, nem estar amamentando ou ter sofrido um aborto recentemente.
Pessoas com tatuagens também podem doar, mas é preciso que a tatuagem já tenha mais de um ano. Outros critérios que também permitem a doação são se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos dez anos, se dormiu pelo menos seis horas nas 24 horas que antecedem a doação e se o paciente não se expõe ao risco de contrair o vírus da Aids.
Tendo comportamentos como não usar preservativos em relações sexuais, ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos três meses e usar drogas injetáveis.
Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Para realizar o gesto de cidadania o candidato à doação também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.
Para sua comodidade, a doação pode ser agendada online ou pelo telefone 155. O call center recebe ligações das 7h até as 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 7h as 19h.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.