sábado, 20 de Outubro de 2012 09:57h Mariana Gonçalves

Fórum de segurança alimentar será realizado em Divinópolis

Na próxima quarta-feira (24), será realizado o 1° Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Divinópolis (Comseans). O objetivo, segundo a presidente do Conselho de Segurança Alimentar, Jeannine Oliveira, é  contribuir com temas ligados a distribuição e a segurança alimentar do município. Além de discutir políticas públicas para a implementação do Sistema Municipal de Segurança Alimentar Nutricional e Sustentável de Divinópolis ,Sisan Municipal. Divinópolis ainda não conta com este sistema, que é de extrema importância para auxiliar os serviços de políticas públicas. O fórum será realizado na sede da Fiemg, a partir do meio dia e meia e a entrada é aberta a toda a população.

 


Os interessados devem fazer as inscrições pelo telefone 37 3221 9922, lembrando que para a participação não será cobrada a entrada, o participante precisará apenas fazer a sua inscrição.
Conforme explica a presidente do Conselho, Jeannine Oliveira “segurança alimentar é a realização e a garantia do direito de todos ao acesso regular e permanente aos alimentos”, isso não significa que a Segurança Alimentar é somente comer. Primeiro é preciso ter acesso a esses alimentos, e isso ter que ser um serviço continuado, a presidente continua “Não adianta nada eu ter comida hoje e amanhã eu não ter. Então temos que garantir que esse acesso seja também permanente, temos que garantir a variedade a qualidade e também a quantidade. Então nesse fórum  vamos discutir todos esses assuntos, o direito humano à alimentação adequada e a segurança alimentar”conta.

 


Entre os participantes estarão as autoridades da Secretaria Municipal de Agricultura, os representantes da Associação dos produtores rurais de Divinópolis,Aprafad,deverá comparecer também o prefeito municipal Vladimir Azevedo, os representantes do Conselho de Segurança Alimentar, entre outros.

 


A expectativa é que a partir desse primeiro fórum, outras discussões sobre o tema possam surgir. Conforme diz a presidente do Conselho Alimentar, a participação da comunidade junto ao poder público fará um peso maior para que os projetos e ideias sejam colocados em prática. Em entrevista a Gazeta, Jeannine deixa um recado para os divinopolitanos. “ Esse fórum é para que  a gente una esforços tanto com a população civil quanto com  o poder público. E articule um meio de implementar o Sisan em Divinópolis. Sabemos que isso depende de várias pessoas envolvidas, mas  a união faz a força. E a gente tem que ter pessoas envolvidas porque senão como as políticas públicas vão se fortalecer? Elas se fortalecem quando a população vai lá e arregaça as mangas, temos que nos unir e ir a luta”finaliza.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.