quarta-feira, 5 de Agosto de 2015 09:56h Jotha Lee

Funcionários da Educação reclamam de atraso em pagamento

Sindicato afirma não entender o motivo do atraso, pois a verba “carimbada” no Fundeb já está disponibilizada

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis (Sintemmd) cobrou explicações ao município sobre o atraso no pagamento dos salários dos funcionários e professores da rede municipal de ensino. O órgão enviou um email, explicando que a verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) já foi disponibilizada desde o dia 31 de julho para tal despesa, porém os salários não foram depositados.
Há ainda anexos no email, que mostram o valor repassado. Em julho o Fundo enviou para o município cerca de R$ 2,3 milhões para que a Prefeitura executasse o pagamento dos salários, uma vez que a verba é exclusiva para isto. “Vejam em anexo que os valores do Fundeb já estão disponibilizados no site da Secretaria do Tesouro Nacional. No mês de julho foi transferida a verba dentro do mesmo período dos meses anteriores. Não justifica que professores/as e funcionários da Rede Municipal de Ensino não recebam até hoje os salários do mês de Julho”, garante.
No documento, o sindicato questiona ainda que “Desde o dia 31/07/2015 que o dinheiro dos salários dos professores/as e funcionários/as da rede municipal está nos cofres públicos municipais. Leiam com os próprios olhos as tabelas dos repasses normais, mês a mês. Queremos saber quem pagará os juros das despesas que cotidianamente foram agendadas por todos/as da categoria para serem pagas até o dia 02 de cada mês”, questiona.
Para tentar resolver a situação, uma reunião foi marcada para hoje, às 16:30h, com o conselho de representantes de escola, no Sintemmd. “Pauta organizar a categoria para protestar contra o atraso no recebimento dos salários de julho/2015, organizar a campanha em defesa do dinheiro do Diviprev- abaixo assinado, e a campanha de construção do encontro municipal dos trabalhadores da educação”.

 

SINTRAM
De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram), a Prefeitura não informou formalmente o órgão sobre a decisão. A diretora de comunicação do sindicato ressaltou ainda que apesar de o município estar dentro da lei, os servidores recebem os seus salários há dez anos no último dia útil do mês. “Nós não podemos fazer nada a respeito porque o município está dentro da lei, apesar de em campanha o prefeito ter prometido não mudar a data do pagamento. Hoje ele fala que não, que prometeu apenas manter os salários em dia, e realmente está, mas isso prejudica os servidores, porque não houve nenhum aviso prévio”, ressalta.

 

PREFEITURA
A Prefeitura de Divinópolis informou através de sua assessoria de imprensa, que o órgão tem por lei até o 5º dia útil para efetuar o pagamento dos funcionários, data em que o salário será efetuado na conta dos servidores. 
Foto Capa: prefeitura jotha
Credito: Jotha Lee
Chamada: Sindicatos reclamam de atraso no pagamento dos salários dos funcionários da rede municipal de ensino.
A verba já foi disponibilizada pelo Fundeb, mas a Prefeitura alega que tem até o 5º dia útil para pagar os servidores.

 

Credito: Reprodução

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.