segunda-feira, 5 de Agosto de 2013 07:08h Atualizado em 5 de Agosto de 2013 às 08:39h. Naiara Santos

FUNEDI/UEMG realizará seminário sobre a atenção primaria à saúde

A Funedi/UEMG está com inscrições abertas até dia 12 de agosto para o Seminário Atenção Primária: Inovação e Perspectivas, que será realizado nos dias 15 e 16 de agosto no auditório da Câmara Municipal dos Vereadores (rua São Paulo, 277, Centro). No dia 1

A Funedi/UEMG está com inscrições abertas até dia 12 de agosto para o Seminário Atenção Primária: Inovação e Perspectivas, que será realizado nos dias 15 e 16 de agosto no auditório da Câmara Municipal dos Vereadores (rua São Paulo, 277, Centro). No dia 15 (quinta-feira) o evento se inicia às 18h30 e no dia 16 (sexta-feira) às 13h30.

O evento será realizado por meio dos cursos da área de saúde oferecidos pelo Inesp (Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia), instituto mantido pela fundação em Divinópolis. O Seminário contará com a presença das seguintes autoridades: professor Gilson Soares (presidente da FUNEDI/UEMG), Vladimir Azevedo (prefeito de Divinópolis), Dárcio Abud (secretário municipal de Saúde), Alberto Gigante Quadros (delegado do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais – CRMMG), Maria Inês Ribeiro Leão (representante do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais – Coren-MG), Luana Rocha Paulo (representante da Associação Mineira de Fisioterapia – AMF) e André Amorim Martins (conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – CRP-MG).

De acordo com Fernanda Maria Rocha, professora do curso de fisioterapia da instituição, o seminário é destinado para alunos dos cursos na área da saúde tanto da faculdade quanto para estudantes de outras universidades de Divinópolis e região bem como para profissionais deste setor social. Tem a intenção de fazer a interlocução do ensino de serviço dentro de uma ótica de novas experiências voltadas a saúde, reforçando a discussão sobre a atenção primaria demosntrando novas perspectivas.

Serão realizadas palestras no dia 15, sobre os temas: “Programa Melhor em Casa” que será introduzido no Sistema Único de Saúde (SUS), ministrada por Mariana Dias, graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e “Reorientação do Modelo Assistencial da Rede” que será conduzido pela fisioterapeuta Mariana Angélica Peixoto de Souza, doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Já no dia 16 serão os temas: “A Integralidade nas Linhas do Cuidado” ministrada pelo doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Túlio Batista. E o tema: “Consultório na Rua: Um Dispositivo de Integralidade das Ações de População em Situação de Rua”, abordado pela psicóloga Irene Ferreira do Amaral, especialista em Assistência aos Usuários de Álcool e outras Drogas e referência técnica em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa).

Será um momento de escuta, reflexão e ambientado para o debate dentro das idéias propostas de acordo com a realidade do munícipio. “Todo momento que se possa ter para discutir, ouvir novas pessoas é sempre um momento muito rico para ampliar os olhares e horizontes”, afirma a professora.
As inscrições para o seminário podem ser feitas no Centro de Referência Técnica em Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da FUNEDI/UEMG (avenida Paraná, 3.001, bairro Jardim Belvedere).

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.