segunda-feira, 3 de Outubro de 2016 13:12h Mariana Gonçalves

Galileu Machado classifica as eleições de 2016 como “muito difíceis”

Para o candidato do PMDB, Galileu Machado, as eleições de 2016 ficaram mar­cadas como um período de grande luta. Mesmo diante de toda a situação ocorrida com ele neste último mês, Galileu finalizou as eleições satisfeito com sua campanha. “Depois de um período eleitoral de 45 dias, em que a gente em­pregou todas as nossas forças para irmos à casa do eleitor, estamos otimistas”, alegou o candidato, salientando ainda que “essa eleição foi muito difícil, como se diz, foi na sola do pé mesmo”.

Galileu votou por volta das 10h50 de ontem, na Escola Estadual Joaquim Nabuco, no Centro. Ele estava acom­panhado do vice, Rinaldo Valério, e de filhos e netos. Em todos os momentos, o candi­dato se mostrou confiante do resultado, inclusive chegou a dizer que teria um número de votos jamais visto na cidade. “A minha expectativa é de ter uma votação que não acon­teceu em Divinópolis ainda. Tenho certeza que, pelo que eu tenho sentido o calor do povo, calor de cada eleitor, que nenhum prefeito recebeu a votação que eu vou receber”, disse.

INDEFERIMENTO

O candidato teve a candi­datura indeferida em primeira e segunda instância, nesta úl­tima por duas vezes, com base na lei Ficha Limpa, entretanto, Galileu diz prezar e acreditar na democracia. “Democracia, acima de tudo, é o que o povo espera. Que a administração municipal seja para todos e não para poucos”, comple­tou. Os votos recebidos pelo candidato serão divulgados normalmente pela Justiça Eleitoral. Caso seja eleito e o TSE não tenha julgado o recurso até a data de diploma­ção, ele ficará impedido de to­mar posse. Neste caso, quem assumirá será o presidente eleito da Câmara Municipal, no dia 01 de janeiro de 2017.

É importante destacar que, se o TSE manter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), novas eleições serão programadas. O novo pleito ocorrerá se a sentença for publicada até junho de 2020. Enquanto isso, a cidade será administrada pelo presidente da Câmara.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.