segunda-feira, 17 de Setembro de 2012 09:33h Carla Mariela

Grupo de jovens vai realizar debate com os candidatos da chapa majoritária de Divinópolis

Na próxima quinta-feira, dia 20, o Grupo de Jovens CROC (Católicos Reunidos pelos objetivos de Cristo), receberá os candidatos a prefeito de Divinópolis no salão da Igreja Nossa Senhora da Guia,  para ouvir os seus planos de governo voltados para a juventude. O debate ocorrerá às 19hs. Em entrevista a Gazeta do Oeste, a secretária e assessora da Pastoral da Juventude, Ana Paula Furtado Santos, esclareceu como vai funcionar o debate.

 


De acordo com Ana Paula , a ideia de reunir todos os candidatos que estão disputando o pleito de outubro, surgiu em meio à necessidade de mudar a percepção do jovem de que política é um jogo de interesses, no qual os únicos beneficiados são os próprios políticos. “O intuito do grupo de jovens em relação a esse debate é possibilitar para nós e toda a população a oportunidade de saber quais os planos, projetos e propostas, os mesmos pretendem exercer em prol da sociedade e particularmente da juventude de nossa cidade”, afirmou.

 

Ao ser questionada de que forma o debate será conduzido, Furtado respondeu que o debate será dividido em 3 blocos, sendo que no primeiro bloco, a organização fará perguntas sobre os 5 pontos principais do debate (educação, drogas, esporte, música, oportunidade de emprego e saúde), promovendo a instigação de perguntas do público, as quais serão feitas por escrito e entregues ao relator que as conferirá antes da pergunta ser feita, se caracterizando como segundo bloco.

 

Ainda segundo a secretária e assessora, no terceiro e último bloco, acontecerá o confronto de propostas, que possibilitará a população conhecerem as verdadeiras intenções de trabalho dos candidatos. “O debate será conduzido por um mediador e uma mesa diretora, que tem o papel de tornar o debate o mais democrático e justo possível. Os candidatos terão um tempo cronometrado para apresentar suas propostas, tendo direito à ressalva no final da apresentação, se a mesa diretora estiver de acordo. Será penalizado aquele que atrapalhar ou tentar atrapalhar o momento em que um candidato estiver falando. Toda a comunidade está convidada para participar do debate, desde que esteja realmente interessada a participar de boa fé”, ressaltou.

 

O debate está sendo organizado pela pastoral da juventude que conta hoje com 56 grupos e jovens na diocese, sendo que um deles é o CROC (Católicos Reunidos pelos objetivos de Cristo), que reúnem cerca de 40 jovens e adolescentes todos os finais de semana. A Pastoral da Juventude, por meio da iniciativa de um de seus grupos que é o CROC estão realizando esse debate, tendo como frentes: Ana Paula, Guilherme e Robes.

 

 

A assessora da Pastoral da Juventude, Ana Paula Furtado Santos, no final da entrevista convidou toda a população para participar do debate, “Contamos com a presença da população divinopolitana, pois precisamos saber ao certo em quem estamos depositando a nossa confiança. Queremos lembrar, que o debate é uma oportunidade ímpar de ficarem de frente às propostas e projetos dos candidatos, visando à interação de jovens e adultos para a escolha de uma boa representação dos nossos direitos e deveres”, encerrou.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.