sexta-feira, 5 de Abril de 2013 09:12h Atualizado em 5 de Abril de 2013 às 09:13h. Luiz Felipe Enes

Hemominas registra queda do número de doadores e pede ajuda.

Doadores de sangue estão abaixo do desejado.

Por causa do feriado da Semana Santa o Hemominas de Divinópolis registrou expressiva queda no número de doadores. A necessidade doação é alta, pois faltam todos os tipos sanguíneos no banco de doadores.
A ausência dos doadores se dá pela questão das eventuais festividades, que vem ocorrendo desde o feriado de carnaval até o da Semana Santa. O Hemocentro de Divinópolis conta em média com 80 doadores por dia, o que na prática não está sendo registrado.
Na segunda feira passada, dia 1° a unidade contou com apenas 37 doadores, terça feira dia 2, compareceram somente 34 e na quarta, dia três foram registrados 51.Esses dados são alarmantes. De acordo com a responsável pelo setor de Relações Públicas do Hemocentro, Shirley Alves. “A queda é significativa, pois não estamos alcançando mais do que 60 pessoas por dia”. Afirma.
Outro fator que tem contribuído para a falta de sangue no Hemocentro é a alta concentração de Dengue na região, doença que já registra índices críticos, e os hospitais contratantes do hemonúcleo estão com grande número de casos em toda região.
Em Divinópolis todos os hospitais necessitam do banco sanguíneo do Hemocentro, assim como outros da região Centro-Oeste.“A doação é voluntária, e depende da cidadania e humanismo das pessoas que estejam em boas condições de saúde”. Afirma Shirley.
Para ser um doador de sangue, basta procurar a unidade do Hemominas, situado na rua José Gabriel, n° 221, bairro Padre Libério, próximo ao hospital Santa Mônica. Os doadores devem estar munidos de documentação própria.
O candidato a doação deve possuir idade entre 18 e 67 anos ou se for menor de idade, entre 16 e 18 e anos, deverá estar acompanhado dos pais ou responsável. Os requisitos básicos para o doador são: estar com a saúde boa, pesar mais de 50 quilos, ter boa noite de sono (isto na noite anterior à doação). As mulheres mesmo em período de menstruação e que usam anticoncepcionais também podem doar.

 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.