quinta-feira, 20 de Novembro de 2014 04:50h Atualizado em 20 de Novembro de 2014 às 05:33h. Mariana Gonçalves

Hemoninas organiza ações para a Semana do Doador

A Fundação Hemoninas de Divinópolis organizou uma série de ações para marcar a Semana Nacional do Doador de Sangue. As atividades começam no dia 24 a partir das 9h

Na ocasião haverá a apresentação do musical “Pioneiros da Doação”, com os estudantes da Escola Municipal Irmã Luiza Marilac, de Dores do Indaiá.
A tradicional Semana Nacional da Doação visa aumentar a conscientização sobre a importância de um gesto tão simples e ainda tem como base promover a fidelização do banco de dados já existente de doadores de sangue. Segundo a responsável pela captação de doadores do Hemonúcleo de Divinópolis, Shirley Alves, é importante que o número de doares se mantenha sempre crescente na unidade. Hoje a situação do banco de sangue é estável, mas amanhã tudo pode mudar! Essa é umas das necessidades pelas quais as pessoas devem continuar fazendo regularmente o procedimento de doação.

 

 

 

ACOMPANHE
No dia 25, data em que de fato celebra-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a equipe do Hemoninas entregará certificados de honra ao mérito aos doadores cadastrados na unidade. Os participantes dessa ação serão presenteados também com a apresentação do Grupo Vozes em Seresta.
Já no dia 26 está agendada a homenagem do Ambulatório e Núcleo Ambiental e, ainda, um momento de poesia e exposição de quadros do artista Thúlio Rodrigues Barbosa. No dia 27 haverá a homenagem do Grupo de Humanização e ainda uma apresentação de dança. Fechando a semana, no dia 28, tem homenagem da Captação de Doadores e uma apresentação de saxofone com Ismael Costa.

 

 

 

DOE VIDA
Os candidatos a doadores de sangue devem procurar a unidade do Hemominas. Contudo, alguns aspectos importantes devem ser levados em consideração antes de se candidatar. O doador precisa estar saudável, pesando acima de 50kg. No caso de menores de idade, é obrigatório, além da apresentação do documento de identidade do menor, também o documento do responsável.
Feito o cadastro na instituição, o candidato passa por uma triagem para avaliar suas condições de saúde. Porém, vale destacar que não podem doar sangue pessoas com diagnóstico de hepatite após os onze anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

 

 

 

FAÇA PARTE
O Ministério da Saúde lançou, em novembro de 2011, a ferramenta Banco Virtual de Doadores de Sangue com a missão de agregar e cadastrar doadores de sangue em todo o Brasil. Ele está disponível na Fan Page “Doe Sangue” no Facebook para mobilizar e engajar as pessoas que apoiam a causa.
O usuário deve realizar o cadastro informando o tipo sanguíneo, nome, e-mail e cidade. Com o Banco de Doadores, os internautas também podem ver os seus amigos classificados por tipo sanguíneo. Isso significa que a pessoa não precisa doar imediatamente, mas comunica que se coloca à disposição para uma eventual doação.
Um dos objetivos é fazer com que o doador virtual convide o maior número de pessoas, residentes da mesma cidade, para fazer parte do Banco de Doadores, pois quando alguém ou o hemocentro da sua região precisar de doação o banco servirá para acionar possíveis doadores. O endereço para acessar o aplicativo é www.facebook.com/DoeSangueMS.

 

 

 


FIQUE ATENTO
Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não tome bebidas alcoólicas nas doze horas anteriores, evite fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e evite alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação. Pessoas que exercem profissões como piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte e trabalhadores que sobem em andaimes devem interromper as atividades por doze horas após a doação. A mesma recomendação é válida para quem pratica paraquedismo ou mergulho.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.