terça-feira, 5 de Junho de 2012 14:45h Flaviane Oliveira

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio ambiente

As obras foram iniciadas no Parque após a enchente do último ano. Com a reinauguração, área de preservação ambiental e construção de nova área de lazer serão apresentadas. Apesar disso, parte das obras continuam a ser realizadas até o mês de setembro.

Na manhã de hoje serão inauguradas as obras realizadas no  Parque Doutor Sebastião Gomes Guimarães, mais conhecido como parque da Ilha. As obras que foram iniciadas logo após a enchente registrada no ano passado em Divinópolis, partiram do investimento da ordem de R$200 mil. O valor investido partiu de parte da verba do fundo de reparos para o meio ambiente. Além disso, empresários da cidade fizeram doações de material de construção para realização das obras.

 


Durante a inauguração, estarão presentes membros da secretaria de meio ambiente, educação e esportes e lazer. As secretarias em questão fazem parte de um projeto realizado para revitalizar a área. A data da inauguração foi escolhida por se tratar do Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

De acordo com o secretário de meio ambiente, Pedro Coelho, a inauguração é realizada no Dia Mundial do Meio ambiente, mas as obras no local ainda continuam, “O Parque vai ficar aberto aos frequentadores, mas vai continuar em obras, pois são muitas atrações que estamos destinando para o parque, “ explica.

 


Para a inauguração várias obras já foram realizadas, “O Parque está completamente revitalizado. Nós estamos abrindo um super playground com nome de Quintal da Criançada, são mais de 12 balanços e vai chegar mais brinquedo ainda. A academia ao ar livre, a renovação das quadras, a pista de skate já em obras e a previsão é de que ela seja inaugurada em setembro já ampliada” ressaltou o secretário.

 

Pedro Coelho falou ainda dos horários de funcionamento do parque, “O parque vai funcionar das seis da manhã as 10 da noite e nos fins de semana até as oito da noite. Ele vai ter uma pista pavimentada onde você pode fazer o seu cooper, sua caminhada com maior segurança. Acho que é um espaço muito importante de lazer que não estava sendo aproveitado da forma como deveria” afirma.

 

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

 


Com as reformas a margem esquerda do Rio Itapecerica foi isolada e  passa a ser área de recuperação ambiental, totalizando cerca de 5 hectares  de área que passarão por recuperação, “É importante ressaltar esse aspecto que o Parque da Ilha passa a ter uma conotação mais ecológica e de educação, visando a formação dessa nova geração dando essa importância a sustentabilidade” destaca o secretário de meio ambiente.

 

PROGRAMAÇÃO

 

As festividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e inauguração do Parque da Ilha serão iniciadas na manhã de hoje (05/06) a partir das nove da manhã com a apresentação da banda de música da Polícia Militar. Logo após a inauguração do Parque, o Grupo de Viola Caipira do Projeto Fazendo Arte se apresenta e em seguida serão realizadas atividades esportivas e recreativas.

 


Na parte da tarde, a partir das duas horas, haverá apresentação do  Coral da Escola Municipal São Geraldo e também apresentação teatral “Gnomos de Gnu” com a participação da Universidade Federal de São João Del Rei e Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária. A data é fechada com a realização de atividades esportivas e recreativas, além de visitas aos stands que estarão expostos no Parque.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.