sexta-feira, 19 de Agosto de 2016 15:40h Pollyanna Martins

Hospital São João de Deus realiza a 12ª Semana de Humanização

O evento, que começa dia 21 de agosto e termina no dia 27, tem como tema neste ano “Hospitalidade: um compromisso com a misericórdia”

POR POLLYANNA MARTINS

pollyanna.martins@gazetaoeste.com.br

 

O Hospital São João de Deus (HSJD), em parceria com a Pastoral, Humanização e Voluntariado e a Escola da Hospitalidade, realizará na próxima semana a 12ª Semana de Humanização. O evento, que começa no domingo, dia 21 de agosto, e vai até o dia 27, tem neste ano o tema “Hospitalidade: um compromisso com a misericórdia”. São esperados mais de 1.400 colaboradores para a semana, que será realizada também nas casas da Ordem Hospitaleira em São Paulo, Itaipava - RJ, Aparecida do Taboado – MS. Conforme a coordenadora da Pastoral de Evangelização do HSJD, Maria do Carmo de Azevedo, o evento é realizado uma vez no ano, em agosto, e tem como objetivo sensibilizar os colaboradores da área de saúde para uma visão mais humana. “Tentar colocar o amor acima de todas as coisas, ou aliar uma coisa à outra, a humanização com a parte técnica”, explica.

Para dar início às atividades, será realizada uma Missa Solene presidida pelo Pe. Casimiro, na Capela do Hospital São João de Deus. De acordo com Maria do Carmo, dois projetos serão trabalhados durante a Semana de Humanização. O primeiro projeto é o “Gentileza gera gentileza” e o segundo aborda os cuidados paliativos para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura. O seminário “Filosofia dos Cuidados Paliativos” será realizado para os colaboradores, na terça-feira, 23 de agosto. “Nós vamos começar nessa semana o projeto de cuidados paliativos. Nós já trabalhamos com ele há uns três anos, e agora vamos iniciá-lo. É uma nova visão, uma nova cultura de que a morte é algo natural, e que nós podemos fazer tudo para o paciente e devemos fazer”, frisa.

Na segunda-feira, colaboradores, pacientes e acompanhantes serão recepcionados na entrada do Hospital pela Banda da Polícia Militar de Minas Gerais. Nesse mesmo dia, será realizada a 2ª edição do “Dia da Beleza”. Segundo Maria do Carmo, vários salões de beleza da cidade estarão na Escola de Enfermagem e atenderão cerca de 150 colaboradores. A coordenadora da pastoral ressalta que a ação visa melhorar a autoestima dos cuidadores. “Eles vão fazer escova, chapa, maquiagem, limpeza de pele, massagem, vão ter um dia todo dedicado a eles [colaboradores]”, enfatiza. Na tarde de terça-feira, dia 23, pacientes e acompanhantes receberão a visita especial do grupo de animação “Dó Ré Ri”, da cidade de Pará de Minas, e, na quinta-feira (25), a animação de pacientes e acompanhantes fica por conta dos “Doutores Palhaços” de Divinópolis.

 

PROGRAMAÇÃO

 

No dia 24, quarta-feira, será realizada a formação dos membros do Grupo de Trabalho em Humanização - GTH e o seminário da Escola de Enfermagem São João de Deus. Na quinta (25), será realizado o “Momento de Espiritualidade”, pela Ordem Hospitaleira de Divinópolis e pelos membros do Grupo de Oração Jesus Misericordioso, do HSJD.
Para fechar a semana, na sexta-feira, será realizado o “Show de Talentos”. Conforme Maria do Carmo, os colaboradores poderão mostrar seus dons artísticos em uma tarde de apresentações no auditório do hospital.

No sábado, os voluntários do Pastoral, Humanização e Voluntariado (PHV) visitarão os quartos do Sistema Único de Saúde – SUS para oferecer um café especial aos acompanhantes de pacientes. A coordenadora da Pastoral ressalta que a humanização dos colaboradores interfere diretamente na recuperação dos pacientes internados. “O nosso hospital é visto como um hospital humanizado. Quando o colaborador é tocado, ele vai, de certa forma, tratar um enfermo de forma diferenciada, ele vai tratar o paciente da mesma forma que ele queria ser tratado. Nosso hospital pode ter problemas financeiros, passar por dificuldades, mas a nossa parte humana é bem trabalhada e recebe muitos elogios dos pacientes”, comemora.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.