terça-feira, 4 de Agosto de 2015 10:13h Atualizado em 4 de Agosto de 2015 às 10:15h. Mariana Gonçalves

Icaraí recebe Academia ao Ar livre

A solenidade realizada pela Prefeitura de Divinópolis no fim da tarde de ontem na Praça Silva Melo, no bairro Icaraí, marcou a inauguração de mais uma Academia ao Ar Livre na cidade

Agora os moradores do Icaraí têm em sua disposição equipamentos de alta qualidade para a prática de exercícios físicos e com isso, o benefício de uma vida mais saudável.
Por meio de emenda do Deputado Estadual, Fabiano Tolentino, e dos esforços do vereador Edmar Félix, somados aos trabalhos da administração pública, a região do Icaraí pode ser contemplada com seis diferentes aparelhos de ginástica. Conforme o secretário municipal de esportes, Eduardo Print Júnior, Divinópolis comemora a 11ª academia já instalada no município. “A viabilidade dessas academias são frutos de uma cooperação entre governo municipal, na pessoa do Prefeito Vladimir, no caso específico da academia do Icaraí – tivemos a indicação do vereador Edmar com o deputado estadual Fabiano Tolentino, então nesse trabalho em conjunto, veio a emenda para o município, nós licitamos e agora conseguimos entregar esse espaço”, acrescenta.
Ainda de acordo com Eduardo, ainda faltam mais seis academias que a administração pretende instalar na cidade até o fim do ano, contabilizando um total de 20 academias na cidade. As próximas academias a serem inauguradas serão as dos bairros Planalto (indicação do vereador 'Periquito' – com o Deputado Fabiano Tolentino), Serra Verde (indicação do presidente da associação de bairro do Afonso Pena, Josafá, também com o deputado Fabiano Tolentino), e Walchir Resende.
“No Walchir Resende, estamos até tendo uma dedicação maior, porque lá não tinha nem praça. Então a associação de moradores se uniu e conseguimos montar uma frente de trabalho lá em que a Prefeitura disponibilizou a mão de obra, e os moradores conseguiram ganhar cimento, areia e brita. Então estamos fazendo a praça como um todo”, destaca o secretário de esportes.

 

DESTAQUE

Segundo o secretário, na quinta-feira (30) passada, alguns dos representantes do Governo Estadual- responsáveis pela instalação das academias – estiveram na cidade para uma visita. A cidade foi bastante elogiada. Eduardo contou que as academias ao ar livre de Divinópolis irão servir como modelo para as próximas licitações de academias que forem feitas pelo Estado.


PROMOÇÃO À PRÁTICA DE EXERCÍCIOS

A proposta da Academia ao Ar Livre é que ela seja um espaço de livre acesso da população, voltada principalmente para a utilização de pessoas com idade acima de doze anos, preferencialmente pertencentes à faixa etária de idosos – acima de 60 anos. Estes espaços visam promover a prática de atividade física, dessa maneira sendo forte auxílio no combate ao sedentarismo, contribuindo também para a minimização do risco de doenças, como hipertensão e para a redução no número de internações e de medicamentos.
Geram, assim, economia de recursos com tratamentos convencionais. Além disso, fomentam a ressignificação de espaços públicos para esporte e lazer, e difundem a cultura do exercício físico de forma participativa na comunidade.

 

Créditos: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.