quarta-feira, 18 de Março de 2015 13:08h

Interessados em fazer cirurgia de catarata precisam procura unidade de saúde

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Divinópolis (Semusa), contratou as cirurgias de cataratas junto ao Hospital São João de Deus

O procedimento como este na rede particular pode variar de R$ 1,8 mil a R$ 3 mil. Por meio do contrato feito pela Semusa, a cirurgia sai sem nenhum custo para a população. Com as cirurgias que serão realizadas nesta quinta-feira (19/03), serão 360 procedimentos gratuitos.

 

Os pacientes submetidos à cirurgia de catarata passaram por exames pré-operatórios de fundoscopia, retinografia e exame de pressão do olho. As 200 cirurgias estão agendas para serem realizadas no HSJD a partir das 7h desta quinta.

 

Ao longo do ano outras cirurgias de catarata serão agendadas. É necessário o usuário interessado procurar a unidade de saúde de referência da sua região e solicitar a inclusão. Os atendimentos serão realizados mediantes a disponibilidade de vagas e avaliação clínica dos interessados.

 

O prefeito Vladimir Azevedo destaca o forte alcance social da cirurgia. “A Prefeitura de Divinópolis se desdobra para oferecer esses e outros serviços que geram conforto ao cidadão assistido. Além de saúde, estamos devolvendo qualidade de vida.”, acentua Vladimir Azevedo.

 

O procedimento é oferecido aos usuários que procuraram as unidades de saúde e foram selecionados atendendo critérios como idade, gravidade da doença entre outros fatores. Pelo menos 100 pessoas que realizaram a cirurgia no mês passado voltarão a ser operada desta vez para a correção do outro olho.

 

A doença

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos entre outros fatores. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.

 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.