segunda-feira, 20 de Julho de 2015 14:03h

Inverno Cultural UFSJ em Divinópolis

Túlio Mourão e Dona Jandira: começar com chave de ouro

Começa na próxima sexta-feira, dia 24, o Inverno Cultural UFSJ em Divinópolis. A cidade vai receber diversas atrações nas mais variadas áreas de expressão artística, dentre as quais os esperados grandes shows, ansiosamente aguardados pelas comunidades que recebem o evento. Para abrir com chave de ouro o Inverno Cultural em Divinópolis, sobem ao palco, já na noite de 24 de julho, o compositor, pianista e arranjador Tulio Mourão, e a cantora Dona Jandira.

A expressão “chave de ouro” retrata bem o que se deve esperar do show de abertura. Tulio Mourão tem em seu currículo músicas de sua autoria que foram cantados por nomes como Nara Leão, Oswaldo Montenegro e Milton Nascimento. A parceria com Bituca marcou a 26ª edição do evento, quando Milton e Túlio tocaram nos palcos de Divinópolis, São João del-Rei e Sete Lagoas.

Enquanto o repertório de Túlio Mourão vai do rock ao som das congadas mineiras, é o samba a principal vertente da musicalidade de Dona Jandira. Canções de Vinícius de Moraes, Noel Rosa e Ataulfo Alves marcam presença em suas apresentações. O violão vem como acompanhamento da voz única da cantora.

A apresentação conjunta de Túlio Mourão e Dona Jandira está programada para o Teatro Municipal Usina do Gravatá, às 20h30, no dia 24 de julho. Ainda neste dia haverá a abertura da exposição “Irrevelável Segredo”, de Arthur Senra, no Museu Histórico e a apresentação “One man band” de Welber Miranda.

No sábado, dia 25 as apresentações iniciam-se às 16h e no domingo, dia 26 começam às 9h da manhã, terminando somente à noite com uma programação intensa durante todo o dia. Haverá também a Rua do Lazer montada no Complexo Gravatá para garantir a diversão das crianças e de toda a família.

Haverá eventos durante todos os dias da semana no Complexo Gravatá. A Praça da Catedral receberá os dois grandes shows do 28º Inverno Cultural em Divinópolis: na quinta-feira, dia 30, O Teatro Mágico e na sexta-feira, dia 31, Arnaldo Antunes. Ambos com início às 21h.
A programação completa está em anexo e pode também ser conferida no site www.invernocultural.com.br .


Em Divinópolis, o Inverno Cultural da UFSJ tem atividades programadas até o dia 1º de agosto.

 

Sinopse

O projeto Dona Jandira e Túlio Mourão aposta na força gerada pelo encontro de melodias cativantes, capturadas direta ou indiretamente do universo da manifestação popular, marcado pela singeleza e espontaneidade, com o contexto da sofisticação instrumental. As melodias são conduzidas pela voz de Dona Jandira, cantora que reúne carisma, concepção pessoal de grande originalidade, e ainda um raro sentido de autenticidade e emoção. O pianista Túlio Mourão se coloca como elemento de ligação entre as referências mais contemporâneas e cosmopolitas, unindo sólida bagagem erudita a um contexto de influências que vão da MPB ao jazz, com espaço privilegiado para a improvisação. O resultado pode ser traduzido por ENCANTO: simples, autêntico e inequívoco, como tudo que nos chega pelo coração.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.