quinta-feira, 14 de Agosto de 2014 07:39h

Irmandade do Porto Velho comemora 133 anos com Festa de Reinado

A Irmandade do Rosário do Bairro Porto Velho comemora 133 anos com a Festa do Reinado.

Até domingo (17) as festividades serão realizadas na Capela de Nossa Senhora do Rosário, localizada na rua Gonçalves Dias nº. 960, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Ontem ocorreu o levantamento das bandeiras de São Benedito, Santa Efigênia, Santa Ediwerges e Nossa Senhora das Mercês. Hoje, às 18 horas, terá novo levantamento de bandeiras em homenagem a Santa Isabel, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora Aparecida.
Na sexta (15) será comemorado o dia da padroeira e haverá culto em louvor a Nossa Senhora do Rosário às 19h. De acordo com a Irmandade, a igreja ficará aberta para visitação durante todo o dia.
No sábado, 20 de agosto, às 15h, será feito o recolhimento das coroas nos bairros Santa Rosa, Dona Rosa, Dona Quita, Paraíso, Santa Tereza, Jusa Fonseca, Interlagos e Nossa Senhora das Graças.
No último dia do Reinado do Porto Velho, no domingo (17), o recolhimento das coroas será às 14h.  A celebração da Missa Conga na Capela de Nossa Senhora do Rosário está agendada para às 17h30 e encerrará as festividades.

 

 

 

133 anos
A Irmandade do Porto Velho é herdeira das comemorações do Largo do Rosário na área Central. Os primeiros registros apontam comemorações do Reinado em 1881, ainda na época que o município era apenas arraial. Quando foi demolido o templo religioso da área Central em 1956, onde fica atualmente a Praça do Mercado, as festividades foram transferidas para o Porto Velho.
Em 1985, foi construída uma réplica da igreja do Rosário na Praça do Mercado. Em 1996, outra irmandade foi criada para organizar as festividades do Reinado na área central da cidade.

 

 

 

Crédito: Divulgação

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.