segunda-feira, 3 de Junho de 2013 09:22h Atualizado em 3 de Junho de 2013 às 09:57h. Mariana Gonçalves

Itapecerica realiza festival gastronômico

Durante três dias a cidade realizara em praça pública o “Gastronomia Rural”.

Teve início ontem (31) o VII Festival de Gastronomia de Itapecerica, durante esse final de semana a população da cidade e região está convidada a acompanhar na praça do coreto, que fica na rua Vigário Antucentral o “Gastronomia Rural”. O Festival é um dos maiores eventos gastronômicos da região Centro Oeste do Estado, o evento recebe visitantes de várias cidades vizinhas e até de outros estados, que se deliciam com as comidas típicas, diversos shows e exposições.
Conforme a prefeitura de Itapecerica o festival tem o objetivo de resgatar a cultura das comidas feitas no fogão à lenha, que é uma tradição da velha Tamanduá.


Ao todo serão 18 barracas de comida participando do festival, sendo 8 delas dedicadas às cozinheiras e cozinheiros consagrados da Zona Rural. No cardápio, dessas oito barraquinhas estão incluídos o Arroz com suan e molho azedo; Costelinha de porco com canjiquinha; Carne de boi assada recheada; Feijão tropeiro com torresminho; Carne de porco guardada na lata com farofinha; Paçoca de carne seca; Tutu tonto com linguicinha frita e torresmo; Carne de boi de panela com mandioca cozida.\


Já as outras 10 barracas irão oferecer as seguintes opções de alimentos: Bola de Carne ao Molho com pãozinho fatiado; Arroz carreteiro e língua de boi ao molho caipira; Linguiça do Paulinho;
Feijoada; Pão de queijo e Broinha de fubá doce com pernil assado; Mexidão (linguiça caseira, ovo, bacon, calabresa e couve); Bolinho de milho verde, mingau, milho cozido e pamonha; Caldo de feijão, caldo de mandioca, caldo verde e torresmo;Arroz com molho de moela; Macarrão com frango e tutu e Maneco com jaleco (mingau de fubá, bacon, ovo e couve rasgada).

\
Em nota a prefeitura ressalta que além da mostra de alimentos, o público poderá conferir o trabalho dos artesãos locais. E ainda, será instalada uma tenda para a oferta de doces e quitandas, onde os
interessados em participar, deverão apresentar à Comissão Organizadora as
especialidades que gostariam de oferecer, desde que sejam doces e quitandas típicas da culinária rural.


PROGRAMAÇÃO
Hoje a festa se iniciará às 9h com a abertura da cozinha Gastro Rural e Cozinha da Roça. Às 10h haverá a apresentação de culinária na cozinha Gastro Rural, às 11h será a vez da apresentação na Cozinha Rural. As apresentações retornarão às 20h com a Orquestra de Violas Caipira. Às 22h quem se apresenta é o grupo raízes sertanejas.  
Para amanhã (02), as festividades também se iniciaão a partir das 9h. Ás 10h será a apresentação culinária da Gastro Rural e às 11h da Cozinha Rural. Já às 17h será a vez da dupla Marcos e Diogo fecharem com chave de ouro o evento.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.