terça-feira, 20 de Novembro de 2012 05:40h Carla Mariela

Jaime Martins recebe Reitora da UFSJ no Campus Dona Lindu em Divinópolis

O Deputado Federal Jaime Martins (PR), após receber a Reitora da UFSJ, Valéria Kemp, em seu gabinete em Brasília, para debaterem juntos sobre a busca de mais investimentos para a universidade, campus Tancredo Neves, em São João Del Rey e o campus Dona Lindu em Divinópolis, a recebeu ontem, para uma visita à instituição, com o objetivo de mostrar para a Reitora o quanto está acelerado o ritmo de implantações no campus e para que possam ampliar os trabalhos de melhorias.

 


A reunião foi conduzida pelo diretor da Universidade Federal em Divinópolis, Eduardo Sérgio da Silva. Na ocasião, ele apresentou a universidade para a Reitora Valéria Kemp. O campus Dona Lindu, oferece quatro cursos: Bioquímica, Farmácia, Enfermagem e medicina. No intuito de integrar as diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em benefício da comunidade, o campus desenvolve vários projetos na área da saúde, como o Programa de Educação para o Trabalho (PET), Programa de Educação Permanente para Médicos de família (PEP), entre outros. Atualmente o Campus conta com 1.343 alunos de graduação, 95 alunos de pós-graduação, 133 professores efetivos e 15 substitutos e 48 técnicos administrativos.

 


Ocupa área de 15.000m², com quatro prédios finalizados, 26 laboratórios de ensino, 18 amplas salas de aula, 15 setores administrativos, gabinetes e salas para professores, biblioteca, anfiteatro, cantina, área de convivência e estacionamento. Ainda há um prédio que se encontra em construção que vai abrigar novos laboratórios de ensino e pesquisa.

 


Ao ser entrevistada, Valéria Kemp, disse que foi uma opção da universidade concentrar os cursos na área da saúde na região, porque dessa forma, há curso tanto na área de graduação, quanto na área de pós-graduação trazendo a formação de profissionais a mais nessa área e também pesquisas e extensão que traz muitas possibilidades para o Município e região.

 


Sobre o apoio que Jaime Martins está dando para a Universidade, ela afirmou que só tem que agradecer o Deputado Federal. “Nós só temos que agradecer todo apoio que o Jaime tem dado desde o nascimento do campus aqui em Divinópolis, ele tem sempre estado ao nosso lado, no crescimento, ao apoio a todas as necessidades que temos tido, de criações de laboratórios, de salas de aulas, na expansão toda da infraestrutura e no apoio aos nossos projetos e nessa direção nós estamos com vistas a conseguir mais espaço para que o campus possa se expandir. Já temos essa necessidade colocada e o Deputado tem nos ajudado a concretizar essa situação”, ressaltou.

 


Já, sobre quais serão as vagas para técnicos e docentes do campus Dona Lindu, ela afirmou que vários editais serão abertos para completar o quadro de professores que está previsto para 160 proissionais. Os técnicos possivelmente no início do ano irão crescer podendo chegar a 60.

 


Ao se pronunciar sobre a reunião, Jaime Martins, disse que o saldo do encontro foi positivo. “Estamos muito felizes em receber a nossa Reitora e professora Valéria aqui em Divinópolis. Viemos para conversar sobre o estágio atual em que se encontra a universidade, é um ritmo de implantação bastante acelerado. Nós já temos aqui quatro cursos na área médica que já são conhecidos de todos em pleno funcionamento, já formando as suas primeiras turmas. O ano que vem já forma também a primeira turma de Medicina. Já temos um número de cursos de mestrado igual ao número de graduação, mas já no ano que vem vamos ter cinco cursos de mestrado, então a Universidade vem cumprindo aceleradamente o seu papel no crescimento e no desenvolvimento de Divinópolis ajudando a formar uma massa crítica necessária para os nossos jovens”, destacou.

 


Ainda conforme Jaime Martins, a Universidade oferece ensino gratuito, onde se pode perceber pela própria qualidade que se implantou no campus Dona Lindu, o nível de educação da Universidade Federal São João Del Rey. “Estamos felizes e entusiasmados porque a intenção da Reitora não é paralisar aquilo que tem sido feito até agora, mas dar sequência com a criação de novos cursos de graduação, de novos cursos de extensão de mestrados, de doutorado e fazer a expansão física da universidade, com a construção de novos prédios, trazendo também em breve um refeitório, outras instalações. Existe aqui um projeto de toda uma área esportiva para atender a comunidade acadêmica e a comunidade no entorno da universidade, portanto, são planos ambiciosos, bons para a nossa cidade e que a gente não pode deixar de trazer o nosso incentivo e mais do que isso, nós precisamos trazer um apoio através das ações parlamentares apresentando emendas e ajudando na condução desse processo”, relatou.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.