segunda-feira, 13 de Janeiro de 2014 12:11h Simião Castro

Jardins são opção para conter o calor

Preço varia muito e a montagem pode durar de 1 a 30 dias dependendo do projeto

Ter um jardim é mais do que um luxo, é ajudar a conter o aumento das temperaturas e do efeito estufa. Mas nem todo mundo tem espaço e tempo suficientes pra cuidar das plantas. Ou acha que não tem. Jardins internos, verticais e até o telhado são boas alternativas para quem quer trazer o verde para mais perto de casa.
O paisagista, Tainan Wesley Pereira, diz que jardins de inverno e telhados verdes são indicados para espaços restritos, como apartamentos ou casas pequenas e empresas onde não há como fazer um jardim externo. Para ele, manter um jardim é importante para melhorar a qualidade de vida e trazer harmonia para a relação entre concreto e natureza.
Mas o que preocupa muitas pessoas, além do espaço, é o preço que isso custa. Tainan, no entanto, mostra que um jardim cabe em todos os bolsos. “Pode variar de R$ 200 a R$ 50 mil. Depende da exigência [do cliente] e necessidade de cada espaço.”
A diferença está em como cada será executado: o tamanho do jardim, a decoração, objetos, tipos de plantas, pedras. O paisagista explica que são esses os fatores que alteram o preço, mas que dá para encaixar o orçamento de acordo com o projeto que o cliente quiser fazer.
Jardins internos, especialmente, precisam de plantas que sejam resistentes à sombra, vivam bem com pouca luz e ventilação. “Nos jardins internos são usadas Palmeiras Areca, que dão um ar tropical. Usa-se muito as Zamioculcas, que resistem bem a ambientes fechados e tem uma aparência exótica.” Ele indica ainda plantas como as Dracenas e as Bromélias, além de incentivar a criatividade usando, bambus, palhas, móveis, vasos e pedras para decoração.
Já os telhados verdes, conta Tainan, melhora as condições térmicas e acústicas do lugar, minimizando uso de ar condicionado e climatização artificial. “Purifica o ar e contribui também para a qualidade de vida dos moradores e vizinhos além, é claro, de proporcionar beleza para o ambiente”. Ele completa que o telhado verde é composto de plantas de pequeno porte, com raízes não muito profundas e que exijem menos manutenção. Deve-se usar plantas do tipo suculentas que têm maior composto de água em seus tecidos.
A questão estética, inclusive, motiva a montagem do jardim por deixar os ambientes mais aconchegantes, bonitos e trazendo sensação de paz e harmonia, considera o paisagista. Ele lembra ainda que o jardim é ideal para obter iluminação em ambientes com pouca luz natural.
É importante lembrar, porém, que todo jardim precisa de cuidados como irrigação, podas e adubação. “As plantas são seres vivos e precisam de manejo adequado a cada espécie, sob pena de provocar danos as plantas, podendo até matá-las. Desta forma, procure sempre orientação de pessoas especializadas para ter a garantia de bons resultados.”

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.