quinta-feira, 20 de Setembro de 2012 08:39h Carla Mariela

Jornalista Benny Cohen é convidado para conduzir debate de candidatos a prefeito

A TV Candidés em parceria com a Gazeta do Oeste e Rádio Minas irá realizar amanhã, dia 20, 21 horas, o debate entre os cinco candidatos a prefeito de Divinópolis. Em entrevista a Gazeta, o chefe de jornalismo da TV Candidés, Flaviano Cunha, esclareceu que o debate ocorrerá para que os cidadãos possam conhecer mais sobre os candidatos, avaliarem seus planos de governo para que saibam em quem votar no dia 07 de outubro. Ainda conforme, Flaviano Cunha, o debate contará com a participação do jornalista Benny Cohen, que foi convidado para conduzir o debate.

 


Ao ser entrevistado, Cohen disse que se sente muito feliz de ter recebido o convite para mediar o debate e relatou que já está se preparando para que tudo ocorra da melhor forma possível. “Fiquei muito honrado pela lembrança do meu nome para conduzir esse debate em Divinópolis. Já tenho a experiência de alguns debates que realizei, sendo que alguns aconteceram com os candidatos a prefeito de Belo Horizonte. Estou muito feliz por ter sido escolhido. A minha expectativa é que o debate ocorra da melhor maneira possível”, ressaltou.

 

Ao ser questionado como está se preparando para apresentar o debate, ele respondeu que em se tratando de candidatos de outro município como Divinópolis, do qual ainda não conhecia os candidatos, ele achou melhor levantar algumas informações para que ele pudesse conhecer um pouco mais da vida política de cada um. “A minha função na quinta-feira é mediar e para que eu conduza o debate da melhor maneira, procurei me familiarizar um pouco mais com os candidatos de Divinópolis. Levantei algumas informações, um pequeno currículo dos candidatos, e até fotos para que eu já chegue a Divinópolis sabendo quem é quem”, declarou.

 

Benny Cohen atua na área de jornalismo há 26 anos. Durante a entrevista, ele aproveitou para comentar sobre a parceria e apoio da Ordem dos Advogados de Minas (OAB), com a TV Candidés, uma vez que haverá uma comitiva de cinco advogados composta pelo presidente da OAB e mais quatro associados, que ficará responsável por avaliar o direito de resposta dos candidatos. “Essa iniciativa da TV Candidés de fazer a parceria com a OAB no momento do debate é muito importante, e isso significa o extremo respeito dos candidatos para com a Justiça”, afirmou.

 

O jornalista finalizou dizendo que será rigoroso e firme com as regras para que os candidatos não ultrapassem o seu tempo. “O mediador de um debate não pode ser mais que os candidatos, mas ele deve estar atento para que os participantes não se excedam, não ultrapassem o seu tempo e nem desrespeitem o tempo do outro candidato. Quero que o debate ocorra da melhor maneira para o bem do debate e o bem de Divinópolis”, encerrou.

 

Relembrando:

 

Segundo as informações repassadas por Flaviano Cunha, a ideia do debate surgiu através da discussão entre as diretorias da TV Candidés, Gazeta do Oeste e Rádio Minas, as quais concordam que esse é um evento importante para o processo democrático do município. O programa será separado por blocos.

 


O primeiro bloco servirá para quebrar a ansiedade que é natural entre os candidatos.

 

A escolha do candidato que começara o debate será feita por meio de sorteio e também será feito o sorteio de cinco temas principais e cinco secundários. Cada candidato terá um minuto para falar sobre o tema principal e um minuto para falar sobre o tema secundário.

 

No segundo bloco, o candidato vai direcionar uma pergunta com o tema livre, sendo que os candidatos a perguntar e responder será através de sorteio. O candidato terá 30 segundos para fazer a pergunta e o que vai responder terá dois minutos. Na sequência, o candidato que fez a pergunta tem um minuto e meio para a réplica e na sequência, o candidato que respondeu ainda terá mais um minuto para a tréplica. Todos estarão sendo observados pela comitiva dos advogados. A reportagem procurou pelo presidente da OAB de Divinópolis, Íris José de Almeida, para falar sobre a importância da parceria, mas ele estava participando de uma audiência no Fórum.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.