quinta-feira, 8 de Janeiro de 2015 09:15h Atualizado em 8 de Janeiro de 2015 às 09:20h. Lorena Silva

Jovens têm até o dia 30 de junho para se alistar no serviço militar

Apresentação deve ser feita na Junta Militar do município de 8h às 12h e de 13h às 17h

Já está aberto o período para que jovens nascidos em 1997 – ou seja, que completam 18 anos este ano – realizem o alistamento obrigatório ao Serviço Militar. A apresentação deve ser feita até o dia 30 de junho. De acordo com o delegado da 3ª Delegacia de Serviço Militar/11ª CSM de Divinópolis, tenente Valter Magalhães Pinto, no ano passado se alistaram 1.377 jovens e neste ano a expectativa é que esse número se mantenha ou tenha um leve aumento.
Para estar em dia com as obrigações militares é necessário apresentar na Junta do município a certidão de nascimento original, uma foto 3x4 recente, comprovante de endereço, documento de identidade original e CPF. Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência têm de mostrar atestado médico. Todos os documentos necessitam ser apresentados em suas versões originais.
Apesar do período para o alistamento ser de seis meses, o tenente Magalhães recomenda que os jovens não deixem para se alistar no último mês. “Porque às vezes pode haver uma grande procura e ele ter que esperar. E o atendimento tem uma prioridade, quem chegou primeiro vai ser atendido primeiro. Então, que ele aliste nesses primeiros meses. Até mesmo porque ele já tem a documentação em mãos”, aconselha.

 

APRESENTAÇÃO OBRIGATÓRIA
O alistamento é um ato obrigatório e o seu descumprimento faz com que o cidadão fique em débito com o serviço militar. De acordo com Magalhães, o não-alistamento acarreta uma série de problemas para o jovem. “Ele não pode assumir um cargo público, fazer matrícula em uma universidade, retirar passaporte e outros documentos. O documento militar ele é primordial para que ele retire outros documentos”, explica.
O tenente ainda ressalta que quem não se alistou em anos anteriores também pode se alistar até 30 de junho. Caso o jovem realize o alistamento fora do prazo, é cobrada uma multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Além disso, o candidato somente poderá participar do processo de seleção no outro ano, ou seja, só poderá participar da seleção em 2016, para incorporar apenas em 2017.
Desde o final do ano passado a Junta Militar de Divinópolis funciona em um novo endereço, que fica na Avenida Antônio Olímpio de Morais, nº 32, no Centro. O horário de funcionamento é de 8h às 12h e de 13h às 17h.

 

Crédito: Lorena Silva

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.