segunda-feira, 19 de Setembro de 2016 12:56h UFSJ

Liga de Cuidados Paliativos da UFSJ promove Simpósio

A Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da UFSJ promove no dia 28 de setembro, às 18h, no Auditório do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), o Simpósio “Terapia farmacológica em cuidados paliativos: indicação, interação, resultado”. A programação inclui palestras de profissionais de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Psicologia.

As inscrições podem ser feitas todos os dias das 12h às 13h, no hall de entrada do Bloco A. O valor é R$ 10. Será fornecido certificado aos ouvintes. As vagas são limitadas. Confira, abaixo, a programação:

18h: Credenciamento
18h30: “Principais indicações farmacêuticas”, Mônica Toledo (médica)
19h10 “Interação e adequação de medicamentos”, Angelita Cristine de Melo (farmacêutica)
19h50: Coffee break
20h10: “Repercussão da farmacoterapia na ansiedade a pacientes em cuidados paliativos”, Patricia Peres (enfermeira)
20h50 “Repercussões psicossociais da farmacoterapia em pacientes em cuidados paliativos”, Christiane Bicalho (psicóloga)

Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACP/UFSJ)

Fundamentada no eixo ensino-pesquisa-extensão, pilar do ensino superior, a Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da Universidade Federal de São João del-Rei (LACP/UFSJ) acredita que a educação, em seu sentido mais amplo, assume papel determinante na assistência em Cuidados Paliativos. A LACP pretende contribuir para o ensino em Cuidados Paliativos dos profissionais de saúde em formação e daqueles já atuantes na área, assim como elaborar propostas que visem à promoção da qualidade de vida para pacientes fora de possibilidades terapêuticas de cura.

Espera-se ainda, com o intuito de subsidiar a prática clínica, atuar em pesquisas em Cuidados Paliativos. A Liga se baseia na ideia de que a magnitude do câncer em uma população está ligada diretamente a qualidade da assistência e da vida dos indivíduos doentes. Por fim, objetiva propagar a ideia de assistência em oncologia humanizada e com atendimento integral ao paciente oncológico e seus familiares.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.