sexta-feira, 20 de Março de 2015 13:08h

Livro sobre investigação histórica é lançado na Ataliba Lago

A Biblioteca Municipal Ataliba Lago recebe na segunda-feira (23/03), às 19h, na sala de multimeios Adélia Prado, o lançamento do livro Hipólito da Costa: Maçom, do autor Lamon Fernandes de Siqueira

A obra é uma investigação histórica, com uma interpretação filosófica, sobre a emergência da esfera pública brasileira, especialmente, com a análise de caso do maçom: Hipólito José da Costa e seu fundamental jornal, o Correio Braziliense.

 

“Hipólito da Costa é o protagonista histórico do presente trabalho. Ele foi um intelectual de brilho: atuou como naturalista, como editor, e, como escritor. Ele também foi um maçom atuante. Hipólito colaborou para organizar o Grande Oriente Lusitano, e, por ser um defensor público da Maçonaria, ele foi perseguido e encarneirado pela Inquisição  Portuguesa, mesmo sem ser julgado”, explica o autor.

 

De acordo com o Lamon Fernandes, Hipólito fugiu da Inquisição e se exilou em Londres.  “Lá, ele redigiu o primeiro jornal impresso para o público brasileiro com regularidade, o Correio Braziliense. O jornal foi publicado entre 1808 e 1822, e cobriu a vida política do Brasil no momento exato de processo histórico que culminou na autonomia política brasileira. Pelo peso de seu jornal, Hipólito é considerado o mentor intelectual e moral da geração de homens que fizeram a Independência de nossa nação”, destacou.

 

O autor

Lamon Fernandes de Siqueira, 31 anos, é mestre em história pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente pesquisa e estuda oito línguas estrangeiras (entre línguas contemporâneas e antigas) e também, se dedica a analise da literatura e da filosofia  clássica universal, especialmente dos autores: Homero, Hesíodo, Platão, Aristóteles, Virgílio, Santo Agostinho, Santo Tomaz, Dante, Goethe, Kant, Hegel, Schopenhauer, Nietzsch, Hussel e Heidegger.  É fã de Camões, Fernando Pessoa, Carlos Drummond, João Guimarães Rosa, Adélia Prado e de quadrinhos.  Torce pelos times do Guarani e  Cruzeiro e adora pão de queijo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.