quarta-feira, 7 de Janeiro de 2015 04:23h

MEC muda regras para FIES e Prouni a partir de abril

Faculdade Pitágoras convida interessados a iniciarem seus estudos neste semestre, com o FIES, antes da implementação das mudanças

O Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças nos programas Fies e Prouni para 2015. Conforme portaria publicada ontem, 29/12, noDiário Oficial da União, não será mais permitida a utilização simultânea dos dois programas para que o estudante faça cursos em instituições diferentes. Além disso, a portaria definiu também que para solicitar o Fies, o estudante concluinte do ensino médio a partir do ano letivo de 2010, deve ter média mínima de 450 no Enem e não ter zerado na redação. Professores da rede pública estão fora da regra.
Estudantes com bolsa parcial do Prouni podem requerer o Fies para cobrir o restante dos custos se ambos os benefícios se destinarem ao mesmo curso. Porém, a soma dos benefícios não pode ter valor superior às despesas estudantis. O estudante que ficou em situação irregular deve encerrar o financiamento do Fies, caso opte pela bolsa do Prouni, ou, ainda, abrir mão da bolsa, se quiser contratar ou renovar o Fies.
Regra vale a partir de 1º de abril
As novas regras para contratação do FIES, com exigência de nota mínima no ENEM, passarão a vigorar a partir de abril. Até lá, todos os alunos que tenham feito o ENEM, independentemente da nota obtida, podem iniciar um curso superior contratando o financiamento. Segundo o diretor-geral da Faculdade Pitágoras, prof. Francisco Resende, dos mais de 1300 calouros matriculados no último semestre, cerca de 700 aderiram à modalidade que vincula o pagamento das mensalidades à contratação do FIES. “Hoje é possível fazer um curso superior pagando apenas R$ 17 por mês. Isso porque o Governo Federal dispõe recursos para levar o Ensino Superior a todas as classes sociais. O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é, atualmente, o maior programa de inclusão educacional do Brasil e a grande oportunidade para quem deseja ingressar em qualquer curso superior, mas não tem condições de arcar com as despesas de mensalidade”, afirma o diretor.

Pitágoras facilita contratação
Ainda segundo o diretor-geral da instituição, atualmente é possível aderir ao FIES a qualquer momento do curso e a instituição tem total interesse em facilitar todo o processo. “A instituição tem total interesse em oferecer todas as condições necessárias para que os alunos, calouros ou veteranos, tenham todas as facilidades proporcionadas pelo FIES. É, sem dúvidas, um momento único da educação superior no Brasil”.
Para isto, a instituição investiu e um atendimento específico e exclusivo para optantes do financiamento do governo, iremos implementando o conceito de ‘Sala Fies’, inédito na região. “É um local onde qualquer candidato ou aluno poderá tirar dúvidas, simular situações e até sair com o contrato assinado de financiamento de seus estudos, sem burocracias ou perda de tempo. Desta forma, estaremos encurtando e facilitando a vida do candidato que tiver interesse pelo FIES”, afirmou.
Atualmente, a Faculdade Pitágoras está com inscrições abertas para o Vestibular Agendado para os cursos com vagas remanescentes. Os interessados em um dos 19 cursos de graduação oferecidos pela Instituição, todos elegíveis ao FIES, podem se inscrever pela Internet, no sitewww.vestibularja.com.br, pelo telefone 0800 283 1010 ou pessoalmente, na Central de Informações da Faculdade Pitágoras. As provas são realizadas todas as quartas e sábados. Interessados podem ligar no (37) 2101 4877.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.