sábado, 3 de Outubro de 2015 05:18h Atualizado em 3 de Outubro de 2015 às 05:21h.

Medicamentos garantidos pelo ‘Saúde não tem preço’ continuarão sendo distribuídos gratuitamente

Essa semana, o Ministério do Planejamento anunciou algumas propostas de cortes no Programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’, para o próximo ano

A medida causou grande discussão no país, e gerou debates com diversas análises diferentes nas redes sociais. Algumas das mídias noticiaram um possível fim do programa, o que causou revolta, principalmente, nas pessoas que dependem das medicações ofertadas pelo programa. Entretanto, a Federação das Redes Associativistas de Farmácia (Febrafar) emitiu uma nota, na qual esclarece essa polêmica e afirma que os remédios que hoje já são assistidos pelo ‘Saúde não tem preço’ continuarão sendo distribuídos normalmente em 2016.
Segue comunicado na integra: “Os cortes estão inseridos no Projeto de Lei Orçamentária da União para 2016, que é apenas uma preliminar apresentada ao Congresso. A Lei vai ser avaliada pela Câmara de Deputados, pelo Senado, e só depois de todas as modificações, no Legislativo, será enviada para sanção presidencial.
Ainda que essa proposta seja aprovada sem nenhuma alteração, é importante estarmos cientes de que o Programa ‘Saúde não tem preço’, com gratuidade de medicamentos para asma, hipertensão e diabetes, não sofrerá nenhuma alteração. A gratuidade dos medicamentos representa 70% do ‘Aqui Tem Farmácia Popular’, portanto, o programa ainda continuará sendo importante para a rentabilidade das farmácias”.
O Estado de Minas Gerais conta hoje com 43 unidades próprias da Farmácia Popular, sendo algumas nas cidades de Águas Formosas, Alfenas, Barbacena, Betim, Boa Esperança, Bocaíuva, Caratinga, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Itaúna, Oliveira, entre outras.
Divinópolis não possui unidades próprias, mas as redes credenciadas continuarão ofertando os medicamentos, que conforme falado no início desta matéria, são já garantidos pelo ‘Saúde Não Tem Preço’.

 

Créditos: Divulgação

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.