quarta-feira, 25 de Março de 2015 13:15h

Minha Cidade Lê promove oficinas para educadores

O projeto “Minha Cidade Lê” promove oficinas para os educadores da rede pública de ensino nos dias 26, 27 e 30 de março

Bibliotecários, especialistas, diretores pedagógicos, professores do ensino infantil e fundamental passarão por formação continuada para se tornarem referência do projeto nas escolas em que trabalham.

O objetivo das oficinas é capacitá-los para desenvolverem o projeto efetivamente nas unidades educacionais, repassando aos demais profissionais a prática pedagógica, a base teórica e o planejamento de ações a partir de experiências vivenciadas nas oficinas.

Neste mês serão oferecidas três oficinas. Na quinta-feira (26/03), de 7h30 às 11h, será ministrada por Elizete Vilela, a oficina “Causos Mineiros”, onde os educadores vão conhecer e analisar criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia. Outro ponto importante do curso é conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas do português falado.

Na sexta-feira (27/03), de 13h30 às 17h, a oficina “Literatura de Cordel: Minas Gerais no Varal”, com a coordenação de Valéria Santos, irá propiciar o conhecimento a história do cordel e sua importância na cultura mineira. Momentos de apreciação e produção de cordéis.
Na segunda-feira (30/03), será a vez da oficina “A Literatura Infantil Mineira e possibilidades de trabalho para a sala de aula”, ministrada por Evanda Miranda, onde será discutida a importância da elaboração dos projetos de leitura na instituição escolar. Serão apresentadas sugestões de livros da Literatura Infantil de autores mineiros para subsidiar o trabalho dos professores em sala de aula, alguns gêneros textuais da literatura popular mineira, tais como cordéis, quadras e trava-línguas, apontando possibilidades de trabalho para a sala de aula.


Projeto

Desde 2010, a Secretaria Municipal de Educação elegeu o Projeto Minha Cidade Lê, como o projeto estruturador do trabalho na rede municipal de ensino de Divinópolis, sendo a escola, por excelência, o espaço ideal para a promoção da leitura, a fruição, a produção e a valorização dos bens culturais. Neste ano, o Programa de Formação Continuada – Projeto “Minha Cidade Lê”, em sua 6ª Edição, desenvolverá a temática “Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais”. Onde serão trabalhados os livros de escritores mineiros consagrados na leitura brasileira.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.