sexta-feira, 26 de Outubro de 2012 06:43h Carla Mariela

Ministério Público Eleitoral fez balanço do processo político 2012 em Divinópolis

Após balanço das eleições 2012 realizado pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha, os Promotores do Ministério Público Eleitoral de Divinópolis, Gilberto Osório e Sérgio Gildin, também se reuniram com os candidatos que foram eleitos no pleito de outubro,os representantes dos partidos e coligações partidárias, para que em conjunto, realizassem um balanço geral sobre o processo divinopolitano. O encontro ocorreu na Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão.

 


Após as eleições do dia 07 de outubro de 2012,  a presidente do TSE, Cármen Lúcia, fez um balanço positivo sobre o processo político. Em uma coletiva realizada no Auditório I do edifício-sede do TSE, a presidente destacou a eficiência do sistema de apuração dos votos e a demonstração da democracia dada pelo eleitorado brasileiro que compareceu às urnas para eleger os prefeitos, vices e vereadores. Conforme, Cármen Lúcia, as eleições transcorreram em clima tranquilo de absoluta normalidade. Ela ressaltou que pouco depois das 20hs, a Justiça Eleitoral, já havia apurado mais de 90% das urnas.

 


Em Divinópolis, o Ministério Público Eleitoral, procurou no início das campanhas eleitorais, aos candidatos, representantes dos partidos e coligações com o objetivo de firmarem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), sendo que o intuito desse termo era fazer com que a campanha eleitoral ocorresse de maneira silenciosa, sem poluir as ruas e a cidade. Depois que os candidatos assinaram esse termo, houve outra reunião para esclarecimento sobre uma decisão sobre o assunto determinada pelo Juiz Eleitoral, Dr. Mauro Riuji Yamane. Para Riuji, o TAC não deixaria que a população conhecesse os candidatos por meio da sua propaganda eleitoral, alguns candidatos optaram por seguir o TAC, outros não.

 


Dr. Mauro Riuji, orientou os candidatos e eleitores durante toda a campanha destacando que o TAC não tinha validade. Já os promotores Gilberto Osório e Sérgio Gildin, acompanharam os candidatos durante o processo político seguindo o TAC. Nesse sentido, fizeram a reunião de ontem para o balanço das eleições 2012 na cidade.

 


Gildin iniciou o encontro dizendo que ele junto com Gilberto Osório marcaram a reunião para fazerem uma avaliação de todo o processo eleitoral na cidade. “Agradecemos a presença de todos e os candidatos que foram eleitos. Nós tivemos uma eleição que eu jamais havia visto, foi uma eleição absolutamente tranquila. Lógico que todo o processo eleitoral existem problemas, mas isso faz parte do processo, porém em termos gerais  tivemos uma eleição exemplar para o Brasil todo. Acho que o nosso termo contribuiu para que nós tivéssemos a eleição mais transparente e tranquila. Esse encontro é para saber se essa experiência foi válida, ounão e se temos que evoluir”, ressaltou o Dr. Sérgio Gildin.

 


Já o Dr. Gilberto Osório, disse que a finalidade da reunião é fazer a observação superado o momento do exercício daquela paixão política. “Nós vamos fazer aqui algumas conclusões e falar sobre o sucesso ocorrido nesse pleito. É uma experiência que ao longo de 20 anos como Promotor de Justiça, durante esse tempo todo participando de processos eleitorais, essa eleição foi um sucesso de ter realmente o status histórico, para nós vai ficar registrado, isso foi fruto da maturidade dos candidatos”, abordou.

 


Após o pronunciamento dos promotores, eles deixaram que os candidatos eleitos e representantes partidários presentes se expressarem. Alguns utilizaram o espaço para se pronunciarem. Edson Sousa (PSB) parabenizou Vladimir por ele ter ganho as eleições e pela evolução que as campanhas eleitorais tiveram. Jorge Torquato (PSOL) fez alguns questionamentos de fatos que ocorreram durante a campanha que mereciam multas, Sérgio Gildin, respondeu que os fatos que o Ministério Público já tinha conhecimento e que as medidas foram tomadas.

 


Por fim, a reunião serviu para avaliar as eleições de 2012, uma vez que para os promotores foi um sucesso, sendo que os candidatos encararam o processo com mais maturidade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.