segunda-feira, 18 de Maio de 2015 11:20h Atualizado em 18 de Maio de 2015 às 11:23h.

Missa Conga promove integração das guardas

A tradicional Missa Conga e o Café de São Benedito foram realizados no domingo (17/05), no Santuário de Santo Antônio

As guardas emocionaram o público no tradicional evento religioso celebrado desde 1997 por Frei Leonardo, um dos principais incentivadores da cultura popular no município. “Esta festa é muito bonita, é uma festa que valoriza a cultura popular, valoriza uma raça que foi discriminada durante muito tempo. Nós devemos muito a esse povo que construiu o nosso país” disse.

Após a celebração uma procissão conduziu as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito até a Praça do Santuário, onde foi servido o “Café de São Benedito” a todas as guardas e ao público.

Para o secretário de Cultura, Bernardo Rodrigues, A Missa Conga é de extrema importância para a cultura popular. “A festa de reinado em Divinópolis é registrada como patrimônio imaterial da nossa cidade. O primeiro patrimônio imaterial que foi registrado no mandato do prefeito Vladimir Azevedo. Esse ato marca um novo momento da política de patrimônio cultural do município, por reconhecer a tradição, a importância e o significado do reinado para a nossa identidade cultural”, disse Bernardo.

O Prefeito Vladimir Azevedo afirma que a Missa Conga e o Café de São Benedito, significam a abertura de forma democrática e a grande participação popular das festividades do reinado em Divinópolis.
“Temos um carinho muito grande com a festa do reinado, uma cultura muito forte em Divinópolis. Temos a alegria de deixar o primeiro tombamento imaterial da nossa cultura a Festa do Reinado. O calendário do reinado se estende por seis meses tem sua abertura com a missa conga e com o café de São Benedito, que é uma integração de todas as guardas da cidade. Depois cada comunidade faz a sua festa. Estamos sempre presentes, participando da missa, dividindo alegria com a comunidade divinopolitana e em especial com todos os reinadeiros”, completa Vladimir.

Créditos: Evandro Araújo

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.