quinta-feira, 10 de Setembro de 2015 10:33h Atualizado em 10 de Setembro de 2015 às 10:35h. Pollyanna Martins

Moradores de vários bairros enfrentam rotina com muitos buracos e lama nas ruas

Bastaram apenas quatro dias de chuvas para que os moradores dos bairros Jardim das Oliveiras e São Simão começassem a viver uma rotina de ruas cheias de buraco e lama

Os moradores do bairro São Simão dizem que já estão acostumados com a situação. A estrada de chão que dá acesso ao bairro está tomada por buracos e muita lama. Devido a esta condição, os ônibus que atendem a região não vão até o bairro, pois o risco de atolar o veículo é grande.
A dona de casa, Regina Andrea Gonçalves Dias, conta que mora desde que nasceu, e que quando a chuva começa, a situação é a mesma. As ruas ficam tomadas também pelo lixo que a enxurrada traz. De acordo com Regina, o seu marido fez uma espécie de lixeira comunitária para evitar que o lixo ficasse espalhado pelo bairro, mas não adiantou. “O pessoal estava colocando os lixos no chão, aí vinha cachorro e fazia aquela bagunça, então ele fez o cercadinho, mas foi a mesma coisa de nada”, detalha.
Conforme Regina, ela e os vizinhos precisam andar até o bairro vizinho para poder utilizar o transporte público. É preciso dirigir com cautela, para que os veículos não estraguem devido às crateras que se abriram nas ruas com os quatro dias de chuva. “Ninguém resolve esta situação. Essas ruas sem calçamento ficam muito difíceis. Na rua do posto de saúde, os vizinhos que juntaram e pagaram para calçar, porque se não, estava até hoje cheia de barro”, lamenta.
A dona de casa, Apolinária de Oliveira, mora na Rua Valdeci Expedito Duarte, e enfrenta a mesma rotina que Regina. Segundo Apolinária, ela teve que fazer um escoamento na rua para que a água não invadisse a sua casa. Apolinária conta que em época de chuva, a água entrava na residência, e estragava os móveis. A dona de casa faz um apelo. “Só tem lama aqui, não tem mais nada. Aqui tem tanto buraco que as crianças estavam caindo dentro deles, aí nós pegamos e aterramos com caco de telha. Em todas as casas da rua têm crianças. Se a Prefeitura pelo menos calçasse as ruas, já iria nos ajudar demais, a gente iria agradecer muito. A gente limpa a casa, e a casa continua cheia de lama”.

 

JARDIM DAS OLIVEIRAS
Quem também está enfrentando problemas para entrar e sair de casa são os moradores do bairro Jardim das Oliveiras. As dificuldades são tantas, que na manhã de ontem, os vizinhos tiveram um susto quando uma van escolar caiu dentro de um buraco. A moradora, Pamella Lopez, gravou um vídeo mostrando a situação. O acidente aconteceu na Rua Recife. No registro, Pamella relata que a van caiu na cratera por voltas das 6h, e que o calçamento cedeu devido a um serviço realizado pela Prefeitura. “Bom gente, eu estou aqui para mostrar o caos que está a Rua Recife, esquina com a Rua Cabo Antonio Vales Nunes. Agora são 6h35 e uma van escolar acabou de cair em um buraco. Foi um serviço que a Prefeitura fez e o deixou mal feito, no meio do caminho”, diz.
No vídeo, a moradora reclama também que qualquer chuva que acontece, os buracos aparecem nas ruas do bairro, e, em consequência, vários acidentes são registrados. “São manilhas esparramadas no meio da rua, tudo quebrado, ou seja, dinheiro nosso, dinheiro público e fica tudo espalhado”, reclama. Apesar de a Rua Recife ser calçada, a impressão que dá é de ser de chão, devido à lama que tem em boa parte da via.
O comerciante, Jorge Luiz, conta que mora no bairro há dez anos e quando começam as chuvas, a situação é sempre a mesma. De acordo com Jorge, ele e os vizinhos pagaram para calçar a rua, mas a Prefeitura fez uma obra na via para instalar “bocas de lobo”, o que acarretou na abertura da cratera. “A Prefeitura abriu a rua de fora a fora há uns quatro meses, aí abriu esse buraco. Têm uns 20 dias eles estiveram aqui de novo e colocaram terra por cima do buraco para tampar, com essa chuva, a terra foi toda embora e abriu a cratera. Agora com essas chuvas, ele vai só aumentar. Aqui sempre foi assim, a lama acumula toda na porta da casa da Pamella”, conta.
PREFEITURA
A Prefeitura informou sobre a Rua Recife através de sua assessoria de imprensa que “os Engenheiros da Prefeitura de Divinópolis e da construtora visitaram a obra na manhã desta quarta-feira (09/09).  A empresa responsável vai refazer a drenagem assim que as chuvas pararem”. Sobre o bairro São Simão, a assessoria disse que assim que as chuvas passarem, máquinas serão enviadas ao bairro para solucionar o problema dos buracos, e que há um projeto para calçar o bairro.

 

Créditos: Pollyanna Martins
Créditos: Arquivo pessoal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.