quinta-feira, 4 de Outubro de 2012 14:52h Mariana Gonçalves

Município se prepara para sediar Congresso Regional de Medicina

Divinópolis se prepara para sediar o  20° Congresso Regional de Medicina do Centro Oeste de Minas. Amanhã será realizada a abertura do evento, a solenidade será às 20 horas, no auditório da Faculdade Pitágoras, que fica na Rua Santos Dumont, 1001, bairro do Carmo.  A noite contará com a participação do presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Dr. Lincoln Marcelo Silveira Freire e do presidente do Conselho Regional de Medicina Dr. João Batista Gomes Soares.

 


Já na sexta-feira (6), o congresso será também no auditório, porém as palestras se iniciam às 7h  seguindo durante todo todo o dia.

 

Para esta edição comemorativa especialistas de outros estados brasileiros foram para os dois dias de evento aqui na cidade. 

 

A expectativa de público é de cerca de 400 pessoas, dentre eles, estudantes, profissionais e acadêmicos de medicina das diversas regiões de Minas e do país. Durante o evento serão debatidos diversos temas nas áreas de ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, clínica médica, pediatria além de um workshop de hipertensão arterial sistêmica.

 

De acordo com o Dr. Eduardo Dias Chula, um dos organizadores do Congresso, o evento tem um objetivo muito relevante não só para os participantes, mas também para a cidade “ tendo em vista que é o único da região deste porte, e que tem o compromisso de fortalecer a interação entre médicos do interior do estado e da capital. Esse evento é de extrema importância, e estimula a prática da educação médica continuada”diz.

 

Ainda de acordo com o Dr. Eduardo, especialistas de toda a região e convidados de diversas áreas do país discutirão temas e novidades que podem auxiliar a conduta médica mais adequada para cada caso clínico.

 


Dentre as participações esperadas está a do médico Dr. Yoshimi Watanabe, ex coordenador do Departamento de Informática em Saúde da Sociedade Brasileira de Nefrologia e do Departamento de Nefrologia da Associação Médica Brasileira,AMB e do Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional MG, Dr. Clécio Lucena.

 

Nessa edição os estudantes de medicina poderão inscrever seus trabalhos para apresentação de banner com temas livres  e ainda participar do encontro das ligas acadêmicas.

 

Confirmadas as participações das universidades de Itaúna, UIT, e Federal de São João Del Rey, Campus Dona Lindu ,UFSJ.

 

Embora o Brasil venha investindo de forma crescente em pesquisa, atualmente apenas 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) é  investido em ciência e tecnologia, contra 1,54% da China e 2,8% dos Estados Unidos. O país ocupa a 13ª posição do ranking mundial em artigos científicos publicados, apesar de aparecer como a 6ª potência econômica mundial.

 

HISTÓRICO

 

O Congresso Médico do Centro Oeste de Minas é uma realização da Associação Médica de Divinópolis ,AMD, que acontece anualmente, há mais de 20 anos. Através desse evento a AMD tem o objetivo de disseminar o conhecimento científico atualizado e levantar diferentes abordagens ligadas à realidade local para profissionais e estudantes de Divinópolis e região.

 


Durante dois dias, diversas pessoas debatem as novas técnicas e orientam as práticas clínicas aplicadas nos consultórios em mesas redondas, simpósios e workshops. Pelo terceiro ano consecutivo, a Clínica São Bento Menni, apresenta palestras de psicanálise.
 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.